Conservação da Natureza Programa Lince Programa Castro Verde Sustentável Programa Florestas Projetos cofinanciados pela UE LIFE SOS Pygargus DiverSea LIFE Iberian Agrosteppes LIFE PowerLines4Birds Projeto LIFE Aegypius return Projeto Boas práticas agrícolas para a biodiversidade no contexto das alterações climáticas Inforbiomares MARSW Outros Projetos Histórico de Projetos

Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina                                           MARSW

 

 

 

 

 

A operação MARSW irá desenvolver um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha, nas áreas classificada do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que permitirá monitorizar o estado de conservação das espécies e habitats que aí ocorrem.

 

 

 

MARSW | POSEUR-03-2215-FC-000046

 

 

Objetivo Principal

Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

 

Região de Intervenção

Área Marinha Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

 

Entidade Beneficiária

Liga para a Protecção da Natureza

 

 

Data de aprovação 23-12-2016

 


Data de início 24-03-2017


Data de conclusão 31-01-2020

 


Custo total elegível 1 051 891,92 EUROS    


Apoio financeiro da União Europeia 894108,13 EUROS

 

 

Website: https://marsw.pt/

 

 

Objetivo

O projeto MARSW irá desenvolver um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha, na área marinha do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, também classificada no âmbito da Rede Natura 2000 como Sítio de Importância Comunitário da Costa Sudoeste, que permitirão monitorizar o estado de conservação das espécies e habitats que aí ocorrem. O resultado final será um Geoportal (SIMARSW) e modelos de monitorização que serão uma base forte de informação para uma gestão e conservação adequadas desta área classificada a longo prazo. 

 

O projeto pretende dar resposta aos seguintes objetivos específicos: 

  1. Criação e implementação de sistemas integrados de informação sobre a biodiversidade marinha e costeira, assegurando a sua interoperabilidade com outros sistemas existentes ou em implementação;
  2. Desenvolvimento e implementação de modelos de monitorização do estado de conservação das espécies e habitats naturais protegidos e da Rede Natura 2000, incluindo a avaliação dos seus limites no mar;
  3. Obtenção de conhecimento científico para apoio à utilização sustentável dos recursos e gestão das áreas classificadas;
  4. Contribuição para a consolidação do Sistema de Informação do Meio Marinho;
  5. Criação, compilação e harmonização de cartografia física e biológica de habitats naturais marinhos;
  6. Definição de um plano de comunicação, com o desenvolvimento de conteúdos e ações de comunicação e informação sobre a biodiversidade marinha, relacionados com a operação, junto das comunidades, agentes e operadores locais e público em geral, com implementação a nível regional e nacional.

 

Descrição

O projeto MARSW, irá desenvolver um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação periódica dos objetivos de gestão e ordenamento da área marinha classificada do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Sítio de Importância Comunitário da Costa Sudoeste) e às necessidades de conhecimento da distribuição da biodiversidade e dos habitats definidos na Diretiva Habitats, bem como da avaliação periódica do seu estado de conservação.

 

O conhecimento do estado de conservação das espécies e habitats e da eficácia dos planos de gestão e ordenamento são centrais para o suporte de decisão e de gestão, nomeadamente aquando da avaliação e adaptação de medidas de gestão, revisão periódica de planos de ordenamento, conhecimento e definição de locais representativos dos habitats e espécies a proteger, e propostas de alargamento dos limites de áreas classificadas, bem como para informar os seus utilizadores e poder envolvê-los na sua gestão.

 

Para isso, numa primeira fase do projeto pretende-se recolher e sintetizar informação científica que permita responder às necessidades descritas acima. Após o reconhecimento da informação disponível e das lacunas existentes, e de um mapeamento dos habitats e da biodiversidade marinha, será desenvolvido e testado um sistema de monitorização para obter a informação necessária para responder às necessidades já elencadas. 

 

Posteriormente, toda a informação recolhida será disponibilizada num sistema de informação que permita a interoperabilidade com outros sistemas e com o Sistema Nacional de Informação do Meio Marinho (SNIMAR, http://www.snimar.pt/index.php).

 

Paralelamente, serão desenvolvidos esforços no sentido de harmonizar as abordagens metodológicas a aplicar no PNSACV com o(s) processo(s) associado(s) a outras duas áreas marinhas, nomeadamente as áreas classificadas do Litoral Norte e da Arrábida.

 

O projeto irá desenvolver-se nas seguintes ações:
Ação 1. Sistema de Informação Marinho e cartografia de habitats prioritários e da biodiversidade marinha 
Ação 2. Modelo de monitorização de espécies e habitats marinhos 
Ação 3. Gestão de recursos marinhos 
Ação 4. Comunicação e informação sobre a biodiversidade marinha 
Ação 5. Harmonização metodológica dos sistemas de informação e monitorização

 

 

Coordenação científica

Universidade de Évora, MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve – CCMAR.

 

 

Documentação

  • Entidade Beneficiária

    LPN - Liga para a Protecção da Natureza
  • PARCEIRO INSTITUCIONAL

    ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
  • COFINANCIAMENTO

    POSEUR Portugal 2020 UE Município de Aljezur Município de Vila do Bispo Município de Odmira República Portuguesa Fundo Ambiental

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt