Conservação da Natureza Programa Lince Programa Castro Verde Sustentável Programa Florestas Projetos cofinanciados pela UE LIFE SOS Pygargus DiverSea LIFE Iberian Agrosteppes LIFE PowerLines4Birds Projeto LIFE Aegypius return Projeto Boas práticas agrícolas para a biodiversidade no contexto das alterações climáticas Inforbiomares MARSW Outros Projetos Histórico de Projetos

Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas da Arrábida INFORBIOMARES

 

 

 

 

O projeto INFORBIOMARES tem por objetivo organizar um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação da conservação e medidas de gestão e ordenamento da biodiversidade na área marinha protegida do Parque Natural da Arrábida (Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha).

 

 

 

 

INFORBIOMARES | POSEUR-03-2215-FC-000047

 

 

Objetivo Principal

Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

 

Região de Intervenção

Área marinha classificada da Arrábida

 

Entidade Beneficiária

Liga para a Protecção da Natureza

 

 

Data de aprovação 23-12-2016


Data de início 24-03-2017


Data de conclusão 31-01-2020

 

 

Custo total elegível: 1 024 648,53 EUROS

 

Apoio financeiro da União Europeia: Fundo de Coesão 870951,25 EUROS

 

Website: https://arrabidaparquemarinho.ualg.pt/

 

 

Objetivos específicos do Projeto

a) Criar um sistema de informação sobre a biodiversidade do Parque Marinho que seja interoperável com outros sistemas já desenvolvidos ou em preparação e possa dar apoio à sua gestão e divulgação através da identificação de lacunas de conhecimento;

 

b) Obtenção de conhecimento científico que dê resposta às lacunas identificadas e apoie a utilização sustentável dos recursos enquadrado no que são os objetivos das áreas protegidas e da Rede Natura 2000;

 

c) Estabelecer indicadores e modelosde monitorização que possam ser utilizados para acompanhar o estado de conservação das espécies e habitats designados na Diretiva Habitats e dar resposta às necessidades de avaliação periódicas das áreas marinhas classificadas da Arrábida, e que se poderão traduzir em ferramentas de apoio à decisão acerca dos seus limites e permitir medidas de gestão adaptativas e adequadas;   

 

d) Desenvolver uma estratégia de comunicação (de forma a dar cumprimento às obrigações fixadas no número 3 do artigo 115º do Regulamento (UE) n.º 1303/2013, de 17 de dezembro) enquadrada nos objetivos e missão do Parque Natural da Arrábida e Rede Nacional de Áreas Protegidas e políticas comunitárias no âmbito da cultura científica e acesso aberto à informação; esta estratégia inclui a interação online através de uma plataforma web que permitirá também a recolha de dados registados por utilizadores da área protegida (ciência cidadã).

 

Descrição

O projeto INFORBIOMARES tem como objetivo desenvolver um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação periódica dos objetivos de gestão e ordenamento das áreas marinhas classificadas da Arrábida, nomeadamente do sítio de importância comunitária (Rede Natura 2000) nela integrado.

 

A presente operação integra ações que visam a recolha de informação, desenvolvimento de ferramentas de gestão, pesquisa e processamento de dados para suporte à decisão na área da biodiversidade marinha, focadas no alargamento da Rede Natura 2000 no meio marinho. Neste contexto, propõe-se organizar um sistema de informação e monitorização que permita compilar, organizar, analisar, e atualizar continuamente a informação relevante para responder às necessidades de avaliação da conservação e medidas de gestão e ordenamento da biodiversidade das áreas classificadas da Arrábida, bem como constituir uma ferramenta de apoio ao conhecimento e acompanhamento da distribuição e estado de conservação da biodiversidade e habitats definidos pela Diretiva Habitats, que permita dar resposta às necessidades de avaliação periódicas.

 

Pretende-se que este sistema de informação seja robusto para assegurar a coerência na informação de base, e seja interoperável com o sistema nacional de informação marinha (SNIMAR) e restantes sistemas que virão a ser criados nas outras áreas marinhas protegidas nacionais, facilitando a tomada de decisões estratégicas coerentes a nível nacional. Pretende-se ainda que este sistema de informação possa ser uma plataforma de divulgação, comunicação e interação entre utilizadores, gestores e stakeholders da área classificada, cumprindo os objetivos do plano de comunicação e acesso livre aos dados científicos. 

 

O Sítio de Importância Comunitária (SIC) Arrábida-Espichel (PTCON0010), designado ao abrigo da Diretiva Habitats pela Resolução do Conselho de Ministros nº 142/1997, contém 5514 ha de área marinha, que correspondem a 29% da sua área total e coincidem atualmente com os limites do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha. O Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha é a área marinha protegida do Parque Natural da Arrábida, criada em 1998 através do Decreto Regulamentar Nº 23/98 de 14 de Outubro. É considerado um hotspot de biodiversidade, tendo já aqui sido registada a presença de mais de 1500 espécies da fauna e flora marinhas.

 

O Parque Marinho contém os habitats classificados na Diretiva Habitats 1110 “Bancos de Areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda”, 1170 “Recifes” e 8330 “Grutas marinhas submersas ou semi-submersas”. Parte da sua área sobrepõe-se ainda à Zona de Proteção Especial (ZPE) Cabo Espichel (PTZPE0050), designada ao abrigo da Diretiva Aves em Agosto de 1999, que inclui 40% de área marinha.

 

O projeto irá desenvolver-se nas seguintes ações:
Ação 1. Conservação e gestão da Biodiversidade;
Ação 2. Apoio à gestão;
Ação 3. Monitorização do SIC Arrábida-Espichel da Rede Natura 2000;
Ação 4. Divulgação e comunicação do Parque Marinho.

 

 

Coordenação científica

Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve – CCMARe ISPA, CRL.

 

 

Documentação

Relatório intercalar, com resultados de todas as tarefas até à data (mês 12):

 

Relatório intercalar, com resultados de todas as tarefas até à data (mês 18):

  • Entidada Beneficiária

    LPN - Liga para a Protecção da Natureza
  • PARCEIRO INSTITUCIONAL

    ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
  • COFINANCIAMENTO

    POSEUR Portugal 2020 UE

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt