Nas últimas semanas, desenvolveram-se várias ações de reconstrução e manutenção em ninhos e plataformas artificiais de Abutre-preto na Herdade da Contenda. Estas intervenções foram executadas pela Liga para a Protecção da Natureza, com o apoio da Herdade da Contenda, no âmbito do projeto LIFE Aegypius Return.
No total foram intervencionados 7 ninhos, dos quais 2 corresponderam a reconstruções totais e 5 a manutenções. Os ninhos, maioritariamente construídos em pinheiros-bravos e em alturas muitas vezes superiores a 20 metros, são por vezes danificados e destruídos pelas intempéries, justificando a adoção de medidas de gestão ativa.
Ninho antes e após a manutenção.
A subida aos ninhos é realizada por profissionais em trabalhos em altura e as operações requerem transporte de materiais e, por vezes, a colocação de suportes de metal de forma a garantir a estabilidade dos ninhos.
A colónia da Contenda tem vindo a aumentar desde 2015, data do retorno da espécie como nidificante à Herdade, e está estimada em 20 casais (2024).
O projeto LIFE Aegypius Return é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. O seu sucesso depende do envolvimento de todos os stakeholders relevantes, e da colaboração dos parceiros, a Vulture Conservation Foundation (VCF), beneficiário coordenador, e os parceiros locais Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, Herdade da Contenda, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Liga para a Protecção da Natureza, Associação Transumância e Natureza, Fundación Naturaleza y Hombre, Guarda Nacional Republicana e Associação Nacional de Proprietários Rurais e Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt