Nome comum | Priolo
Nome científico | Pyrrhula murina
Estatuto de conservação a nível global | Vulnerável (VU)
Estatuto de conservação em Portugal | Vulnerável (VU)
DESCRIÇÃO
Espécie endémica dos Açores, com 15-17cm. Tem a cabeça, asas e cauda pretas e uma tonalidade castanho-acinzentada no resto do corpo. Os juvenis têm a cabeça castanha. Não apresenta dimorfismo sexual. O seu cantar é muito característico.
DISTRIBUIÇÃO
O priolo encontra-se apenas na ilha de São Miguel, nos Açores, estando restrito à zona oriental da ilha, nos concelhos da Povoação e Nordeste.
HABITAT
Prefere a floresta laurissilva, de altitude, onde encontra grande parte do seu alimento.
REPRODUÇÃO
A reprodução ocorre entre os meses de junho e agosto, com posturas de 3 ovos. Os progenitores utilizam ramos, fibras vegetais e musgo para construir os ninhos, cerca de 5m acima do solo.
DIETA
É uma ave generalista, que se alimenta de diversos invertebrados e plantas. Prefere plantas autóctones, podendo também alimentar-se de algumas plantas exóticas, em caso de necessidade. Faz pequenas migrações durante o ano para zonas onde existe maior disponibilidade de alimento.
AMEAÇAS
Sendo uma espécie tão específica da floresta laurissilva, encontra-se maioritariamente ameaçada devido à destruição deste habitat, por substituição por pastagens e plantação de espécies exóticas. A introdução de espécies invasoras de fauna, também contribuiu para a diminuição das populações desta espécie.
A espécie estava avaliada como Criticamente em Perigo mas devido a vários esforços de conservação, como o restauro da floresta nativa e remoção de espécies invasoras, tem vindo a conseguir melhorar o seu estado e aumentar o número de indivíduos, mantendo-se o seu número estável nos últimos anos
CURIOSIDADES
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt