Nome comum | Gafanhoto-cantor-festivo
Nome científico | Stenobothrus festivus
Estatuto de conservação a nível global | Pouco Preocupante (LC)
Estatuto de conservação em Portugal | Em Perigo (EN)
DESCRIÇÃO
O gafanhoto-cantor-festivo é um inseto de dimensões muito pequenas, com 14 a 21 mm, de cor acastanhada ou esverdeada.
DISTRIBUIÇÃO
Distribui-se pelo sudoeste da Europa (Portugal, Espanha e França) e é considerada uma espécie rara. Em Portugal foi avistado em Coimbra em 1915 e na serra da Estrela, à qual se restringe no presente a sua ocorrência conhecida. Foi também registado na serra da Gardunha e no Parque Natural de Montesinho.
HABITAT
Habita matos abertos mediterrânicos e prados secos e pedregosos até grandes altitudes, podendo ocorrer também em estepes cerealíferas.
REPRODUÇÃO
Os gafanhotos são insetos hemimetabólicos, ou seja, não sofrem uma metamorfose completa – o ovo eclode e torna-se uma ninfa, que sofre diferentes mudas até chegar ao estado de adulto, não passando pelas quatro fases (ovo, larva, pupa e adulto) como outros insetos.
DIETA
Os gafanhotos são herbívoros, alimentando-se por isso de plantas.
AMEAÇAS
Esta espécie está ameaçada devido à ocorrência de incêndios florestais, que tendem a intensificar-se com as alterações climáticas. A proliferação de plantas invasoras, como as acácias, e o aumento de áreas de mato, são também fatores que podem levar ao aumento dos incêndios e consequente diminuição desta espécie.
É importante realçar a importância e raridade desta espécie às autoridades responsáveis pela gestão de áreas classificadas, de modo a adotar-se medidas de conservação.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt