Nome comum | Estrela-do-mar-pentagonal
Nome científico | Asterina gibbosa
Estatuto de conservação a nível global | Não Avaliado (NE)
Estatuto de conservação em Portugal | Não Avaliado (NE)
DESCRIÇÃO
A estrela-do-mar-pentagonal é uma espécie de corpo espesso e braços curtos, que pode atingir cerca de 5 a 6 cm de diâmetro. A zona superior do seu corpo é coberta por numerosos espinhos curtos. A sua coloração varia do verde ao castanho-avermelhado, mas é muito comum ser mais alaranjada. Na parte inferior de cada um dos braços, destacam-se numerosos pés ambulacrários, que auxiliam na locomoção e alimentação desta espécie.
DISTRIBUIÇÃO
Esta espécie distribui-se pela costa atlântica europeia, principalmente a sul e oeste das ilhas britânicas, incluindo os Arquipélagos dos Açores, Cabo Verde, encontrando-se igualmente na bacia do Mediterrâneo.
HABITAT
Esta estrela-do-mar habita a zona intertidal, também chamada a zona entre marés, abrigada sob rochas, entre algas ou em poças de maré, até aos 100 a 130 m de profundidade.
REPRODUÇÃO
A estrela-do-mar-pentagonal é uma espécie hermafrodita protândrica, o que significa que os indivíduos são inicialmente machos e produzem apenas gâmetas masculinos e com o aumento de tamanho e idade vão-se desenvolvendo os caracteres sexuais femininos e passam a produzir apenas os gâmetas femininos. Esta espécie liberta grandes aglomerações de ovos que podem atingir os 1000 descendentes.
LONGEVIDADE
Esta espécie tem uma esperança de vida de cerca de 7 anos.
DIETA
É uma espécie omnívora, podendo alimentar-se de microrganismos, invertebrados, moluscos, algas e, ainda, de matéria orgânica em decomposição.
AMEAÇAS
O estatuto de conservação desta espécie não está avaliado, o que significa que poderá estar a sofrer pressões desconhecidas em alguns locais. As ameaças mais dirigidas a esta espécie podem incluir a poluição e também o pisoteio em zonas de praias rochosas mais turísticas.
CURIOSIDADES
Tal como outras espécies de estrelas, esta espécie consegue emitir e inverter o estômago para que possa fazer uma pré digestão dos alimentos;
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt