Numa época em que o ambiente enfrenta desafios sem precedentes e a humanidade se debate com questões ecológicas complexas, os meios de comunicação social surgem com um poderoso potencial catalisador de mudança, amplificando o discurso e espírito crítico sobre questões ambientais.
Nos últimos anos, temos assistido a uma mudança significativa na forma em como os meios de comunicação social retratam e dão prioridade às questões ambientais. O que antes era relegado para as últimas páginas ou para uma peça ocasional passou a ocupar um lugar central no ciclo global de notícias, capaz de acompanhar a voracidade imposta pela procura. As alterações climáticas, a perda de biodiversidade, os esforços de conservação, as práticas sustentáveis e a intrincada interação entre sociedade e Natureza estão a captar manchetes e a atrair, cada vez mais a atenção da audiência. Motivada quer pelo apogeu dos movimentos juvenis e jovens em prol do ambiente, quer pelas agendas nacionais e internacionais que o ditam, os media têm respondido à escala e apetite que o ambiente tem conquistado, garantindo-lhe mais espaço e mais tempo.
Nesta mesa-redonda, iremos reunir um painel diversificado de profissionais dos media dedicados a diferentes formatos e contextos editoriais para explorar as diferentes dimensões deste fenómeno. Analisaremos as razões subjacentes à crescente proeminência dos temas ambientais nos meios de comunicação social, o importante impacto na perceção pública, consciência coletiva e pressão sobre os decisores, e o papel das novas plataformas na propagação da mensagem e captação de novos públicos. É possível aumentar o destaque dado ao ambiente? O que poderá garantir aos media esta capacidade e segurança às redações com a aposta nesta temática? Quais as tendências de evolução?
Juntem-se a nós nesta discussão moderada por Sónia Santos Dias (Jornal de Negócios), que contará com a participação da ativista e influencer Joana Guerra Tadeu (Ambientalista Imperfeita), Rui Tavares Guedes, diretor-executivo da Visão, e da jornalista da SIC Notícias, Diana Pinheiro.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt