Cidadania Campanhas ECOs-Locais Dicas úteis Iniciativas Mares Circulares Pareceres Parcerias Projetos Semana do Jornalismo de Ambiente 2023 Sobre Programa Inscrições Local Parceiros Como Apoiar Mesas Redondas Oradores Convidados Casos de Estudo

 

 

Numa época em que o ambiente enfrenta desafios sem precedentes e a humanidade se debate com questões ecológicas complexas, os meios de comunicação social surgem com um poderoso potencial catalisador de mudança, amplificando o discurso e espírito crítico sobre questões ambientais.

 

Nos últimos anos, temos assistido a uma mudança significativa na forma em como os meios de comunicação social retratam e dão prioridade às questões ambientais. O que antes era relegado para as últimas páginas ou para uma peça ocasional passou a ocupar um lugar central no ciclo global de notícias, capaz de acompanhar a voracidade imposta pela procura. As alterações climáticas, a perda de biodiversidade, os esforços de conservação, as práticas sustentáveis e a intrincada interação entre sociedade e Natureza estão a captar manchetes e a atrair, cada vez mais a atenção da audiência. Motivada quer pelo apogeu dos movimentos juvenis e jovens em prol do ambiente, quer pelas agendas nacionais e internacionais que o ditam, os media têm respondido à escala e apetite que o ambiente tem conquistado, garantindo-lhe mais espaço e mais tempo.

 

Nesta mesa-redonda, iremos reunir um painel diversificado de profissionais dos media dedicados a diferentes formatos e contextos editoriais para explorar as diferentes dimensões deste fenómeno. Analisaremos as razões subjacentes à crescente proeminência dos temas ambientais nos meios de comunicação social, o importante impacto na perceção pública, consciência coletiva e pressão sobre os decisores, e o papel das novas plataformas na propagação da mensagem e captação de novos públicos. É possível aumentar o destaque dado ao ambiente? O que poderá garantir aos media esta capacidade e segurança às redações com a aposta nesta temática? Quais as tendências de evolução?

 

Juntem-se a nós nesta discussão moderada por Sónia Santos Dias (Jornal de Negócios), que contará com a participação da ativista e influencer Joana Guerra Tadeu (Ambientalista Imperfeita), Rui Tavares Guedes, diretor-executivo da Visão, e da jornalista da SIC Notícias, Diana Pinheiro.

 

 

  

 

 

 

  

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt