No mundo do jornalismo de ambiente, o poder da imagem não pode ser subestimado. As imagens têm a capacidade única de transmitir mensagens, evocar emoções e inspirar ações de uma forma que as palavras, por si só, muitas vezes não conseguem. Desde a fotografia inspiradora da natureza que nos liga à beleza do mundo natural ao fotojornalismo contundente que expõe as injustiças ambientais, as imagens têm o potencial de galvanizar as pessoas.
Face ao rápido consumo de informação em que estamos imersos, a imagem tem a hercúlea capacidade de nos fazer parar, pensar, apreciar, sentir e suscitar o envolvimento mais profundo com seu conteúdo. Algures entre a arte da narrativa escrita e a beleza da narrativa visual (ou vice-versa) está a chave para uma história bem contada, das que nos fazem viver e reviver a situação.
Tal como na edição passada, dedicamos o último dia da Semana do Jornalismo de Ambiente à arte de contar a Natureza, de a fotografar e filmar contando com profissionais ímpares do panorama nacional.
À Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dora Santos Silva, especialista em inovação e criatividade nos media, storytelling no jornalismo, comunicação de cultura e indústrias criativas, juntar-se à um trio de profissionais portugueses de excelência nas especialidades da fotografia de natureza e realização de documentários de vida selvagem: Luís Henrique Pereira (RTP), Luís Quinta (freelancer) e Nuno Vasco Rodrigues (freelancer).
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt