Cidadania Campanhas ECOs-Locais Dicas úteis Iniciativas Mares Circulares Pareceres Parcerias Projetos Semana do Jornalismo de Ambiente 2023 Sobre Programa Inscrições Local Parceiros Como Apoiar Mesas Redondas Oradores Convidados Casos de Estudo

 

 

A desinformação em matéria de conservação da natureza refere-se à difusão de informações falsas – com (desinformation) ou sem intenção (misinformation) – capazes de distorcer a compreensão acerca das questões ambientais e uma tomada de decisão verdadeiramente informada.

 

As narrativas falsas e a partilha de ideias incorretas pode assim prejudicar a opinião pública e o apoio local e regional a iniciativas de conservação. Pode obstruir a elaboração de políticas, impedir a afetação de recursos e conduzir a ações mal orientadas ou contraproducentes, colocando em causa o sucesso dos esforços de conservação de espécies e habitats, com gravidade proporcional ao seu estatuto de ameaça.

 

Este é precisamente o cenário em que se encontra o abutre-preto e, na realidade, as várias espécies de abutre um pouco por todo o mundo. Enredado numa teia de preconceitos, a sua conservação depende, em grande medida, de uma dupla abordagem junto das populações: que remova os mitos que ainda persistem e que semeie a consciência do importante papel destes animais nos ecossistemas.

 

Nesta sessão especial, iremos centrar-nos no delicado equilíbrio entre a partilha responsável de informação e os desafios colocados pela desinformação, e como estas dinâmicas afetam o compromisso de salvaguarda da biodiversidade. Após uma breve introdução teórica à desinformação e à sua ligação à conservação da natureza por parte de Rúben Oliveira, membro da Direção Nacional da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e doutorando do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o tema irá ser concretizado com o exemplo do projeto LIFE Aegypius return. A situação do abutre-preto em Portugal e a estratégia de combate à desinformação que se faz sentir sobre a espécie será trazida ao público da Semana do Jornalismo de Ambiente por Eduardo Santos, biólogo sénior da LPN e José Pereira, Presidente da associação Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural.

 

 

  

 

 

  

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt