Forum Participativo: Educação Ambiental para a Geoconservação e Património Geológico na CPLP
Evento:

Já aconteceu

Formato

Online

Duração

3h

Horário

das 18h às 21h

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

5 de janeiro de 2022 | das 18h às 21h

 

Neste fórum participativo pretende-se criar um espaço de partilha de projetos, atividades ou iniciativas que mostrem como as escolas podem contribuir para a conservação da natureza, designadamente no seu contributo para a conservação e valorização do Património Geológico na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.


Apesar da enorme geodiversidade existente nos Países da CPLP, há ainda a necessidade da inventariação, proteção e valorização da natureza abiótica, bem como alguma carência de conhecimentos de geociências, especialmente na sociedade e em alguns ambientes escolares da educação básica.


Através da divulgação de exemplos de experiências científicas e educativas, de know-how efetuadas pelos Geoparques, Aspirantes a Geoparques, Escolas e Instituições/Organizações do País tem-se como finalidade propiciar a melhoria e transferência de conhecimento para a adoção de práticas motivadoras e relevantes na Educação para a Geoconservação e Património Geológico.


Nesse âmbito o Centro de Formação Ambiental organiza esta ação de formação em regime online que se enquadra na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 que destaca o valor educacional dos geossítios bem como a necessidade da sua proteção e divulgação.


Nesta sessão trilham-se alguns percursos pela importância que assumem os Geoparques e as Escolas no ensino e divulgação das Geociências, integrando a natureza na cultura numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, identificando práticas e projetos efetuados pelas Escolas e Instituições.

 

 

OBJETIVOS

 

  • Promover a troca de experiências, as iniciativas e as boas práticas dos Geoparques Unesco.
  • Estimular o desenvolvimento de projetos pelas Escolas na proteção e valorização do Património Geológico e Geoconservação.
  • Contribuir para a promoção de uma geoética e sua relação com a sustentabilidade e preservação da biodiversidade.
  • Discutir e refletir numa ótica transdisciplinar sobre a Educação para o Património Geológico e Geoconservação bem como os desafios e os trajetos que configura.
  • Favorecer o desenvolvimento de um conhecimento integrado e crítico que permita analisar e interpretar a complexidade que configura as questões ambientais;
  • Identificar e divulgar espaços e recursos para a realização de itinerários pedagógicos e projetos nos Geoparques Mundiais da UNESCO.

 

 

FORMADORES

Daniela Rocha – Associação Arouca Geopark e Marta Brandão (Agrupamento de Escolas de Arouca)

Eduardo Guimarães – Araripe Geoparque

Magda Fernandes – Associação Estrela Geopark e Regina Almeida da Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã

João Alves – Geopark Terras de Cavaleiros e Carla Freitas - Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

José Brilha – Departamento de Ciências da Terra - Universidade do Minho

Manuela Catana – GeoparkNaturtejo e André Azeiteiro Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova)

Paulino Costa - Geoparque Açores

 

 

PÚBLICO-ALVO

Educadores e professores do ensino básico e secundário. Técnicos de educação e de ambiente. Cidadãos interessados

 

 

NOTA: Esta ação pode ser considerada uma ação de formação de curta duração acreditada para professores. A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21.

 

 

 

INSCRIÇÃO GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA - preenchimento do formulário em baixo.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt