Abril e maio de 2022
DESCRIÇÃO
Nos sistemas de educação, a promoção da Educação Ambiental tem caminhado ao encontro das linhas orientadoras da declaração da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos da Agenda 2030 proclamada pela ONU. Integrando esses objetivos e assente em documentos referenciais como sejam o referencial de Educação para a Cidadania, o Decreto-Lei nº 55, com os Domínios de Articulação Curricular e tendo em conta documentos referenciais como sejam a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA2020), os Referenciais de Educação para a Cidadania, e de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos, pretende-se com esta ação que os professores, estejam formados e sejam vetores motores no reforço dos principais eixos temáticos da ENEA2020.
A Educação Ambiental assente no conhecimento da geodiversidade e biodiversidade e valorização do estuário do Tejo (ODS 14-15) e nas medidas conducentes à melhoria da qualidade da água, reduzindo a poluição (ODS 6), com atividades experimentais e atividades de trabalho de campo é o ponto de partida para o desenvolvimento deste programa de formação.
OBJETIVOS
- Reforçar a importância da Educação Ambiental no âmbito da Educação para a Cidadania.
- Divulgar as ações, equipamentos, recursos e suportes didático-pedagógicos da Águas do Tejo Atlântico e da LPN- Liga para a Proteção da Natureza.
- Conhecer, investigar e realizar atividades de trabalho de campo no Estuário do Tejo, relacionando-as com a geodiversidade e biodiversidade.
- Divulgar o funcionamento do ecossistema estuarino do Tejo e a sua importância para o equilíbrio ecológico e da humanidade.
- Reconhecer a Importância das zonas húmidas e o seu valor no ordenamento do território.
- Identificar e observar a flora e fauna estuarina do Tejo.
- Reconhecer e identificar alguns aspetos que perturbam o equilíbrio ecológico do estuário do Tejo.
- Conhecer o importante papel das Fábricas de Água, geridas pela Tejo Atlântico, na despoluição do Estuário do Tejo e na Economia circular.
- Entender as diversas etapas e processos de tratamento das águas residuais, destacando os processos físico-químicos e biológicos que aí ocorrem.
- Conhecer o funcionamento de alguns dos equipamentos utilizados no controlo da qualidade da água, não só para fins de abastecimento público, como também da água reciclada e valorizada nas Fábricas de Água (água +).
- Proporcionar experiências de percursos na natureza através de itinerários pedagógicos (com estratégias de dinamização de grupo) e de visitas a estações de tratamento de águas residuais (Fábrica de Água de Beirolas e Centro de Educação Ambiental).
- Construir materiais didáticos e científicos passíveis de serem implementados em sala de aula ou no campo.
CONTEÚDOS
- Apresentação do curso em todas as dimensões. Introdução de alguns conceitos teóricos. Enquadramento histórico da Educação Ambiental. Enquadramento estratégico e curricular das ações (saídas de campo – atividades de trabalho de campo) com asDAC, Estratégia Nacional de Educação Ambiental e de Educação para a Cidadania, Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
- Apresentação do estuário do Tejo – Morfodinâmica, Geodiversidade e Biodiversidade. Zonas Húmidas em Portugal - Convenção sobre as zonas húmidas e sua importância – atividades da World Wetlands Days.
- Ciclo Urbano da Água, Ciclo do Valor da Água e seu contributo para a Economia Circular. O papel de cada um na gestão da Água. A Fábrica de Água, uma nova geração de recursos. ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais e ETA - estação de tratamento de água.
- Visita a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais – Fábrica de Água de Beirolas. Contextualização dos locais a visitar do estuário do Tejo. Saída de campo nas proximidades do Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico e enquadramento de um sapal com atividades de trabalho de campo de educação ambiental. A educação em ciências numa perspetiva não formal, para uma aprendizagem interdisciplinar e experimental.
- Saída de campo no estuário do Tejo – e percurso em barco tradicional com contextualização do território.
- Discussão e apresentação das propostas de trabalho realizadas. Avaliação.
DATAS E HORÁRIOS
ABRIL
- Dia 19 | das 17h às 20h online
- Dia 27 | das 17h às 19h online
MAIO
- Dia 3 | das 17h às 19h online
- Dia 7 | das 9h às 13h | presencial – saída de campo
- Dia 11 | das 17h às 20h online
- Dia 14 | das 9h às 13h e das 14h às 18h | presencial - saída de campo
- Dia 18 | das 17h às 20h online
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-109890/20
FORMADORES
Jorge Fernandes – Professor destacado na LPN.
Sara Duarte – Direção de Desenvolvimento e Comunicação das Águas do Tejo Atlântico.
PÚBLICO-ALVO
Curso de 25 horas acreditado pelo CCPFC para Professores dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560 (1 crédito).
Releva para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica) dos grupos indicados.
INSCRIÇÃO até dia 16 de abril. Para mais informações contactar para geral@lpn.pt | 925 068 990
Associado/a da LPN: 65 €
Não associado/a da LPN: 100 €
Nota: Professores das escolas localizadas na área* de concessão das Águas do Tejo Atlântico têm um desconto adicional de 50% no ato de inscrição (associado/a da LPN: 32,50 € e não associado/a da LPN: 50 €)
*Concelhos abrangidos pela área de concessão das Águas do Tejo Atlântico: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
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