Educação Ambiental - Aprender com Soluções baseadas na Natureza
Evento:

Já aconteceu

Duração

25 horas

Datas

Dia 11 de março a 1 de abril de 2025

Ação em regime e-learning

15 horas síncronas e 10 horas assíncronas. As sessões síncronas decorrem na plataforma ZOOM.

Dia 11 de março a 1 de abril de 2025 | 25 horas (15 horas síncronas e 10 horas assíncronas)

 

Sessões síncronas:  

  • Março - Dias 11, 18, 25, 27 | das 18h às 21h
  • Abril - Dia 1 | das 18h às 21h

 

Devolver a saúde à natureza é essencial para a vida e a educação é um dos eixos fundamentais para se proporcionar ações mais sustentáveis e termos um planeta mais saudável. Através de aprendizagens interdisciplinares pretende-se promover a realização de estratégias, atividades educativas práticas que possibilitem uma melhor compreensão dos fenómenos naturais, introduzindo um pensamento crítico e de aproximação para a resolução de problemas que são fundamentais para uma cidadania ativa.

 

A utilização de ferramentas diferenciadas para o ensino, com recurso à metodologia hands on, estimula os alunos, facilita a aprendizagem, motivação e conhecimento científico para ações proambientais, ajudando a sociedade a se transformar em uma economia circular.

 

A ação proporciona ferramentas didáticas para a realização de atividades e projetos pelas Escolas, reforçando os pilares temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, A Agenda 2020 e os pressupostos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, de acordo com os seus Princípios, especialmente no da Sustentabilidade e Valores de Cidadania e Participação.

 

A ação integra os temas do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e os três pilares da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 – com foco respeitante a Fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade pela sociedade.

 

 

OBJETIVOS

  • Capacitar para o desenvolvimento de competências específicas para a realização de saídas de campo a temática dos Solos da Floresta e da Biodiversidade numa matriz interdisciplinar.
  • Discutir sobre as causas e as consequências da perda da Biodiversidade e Geodiversidade.
  • Salientar a importância da dimensão da temática do Solo, das suas funções nos ecossistemas, na sociedade e importância da sua conservação.
  • Estimular as abordagens de natureza interdisciplinar e multidisciplinar.
  • Explorar diversas atividades com metodologias ativas de ciências do ambiente.
  • Divulgar alguns planos de lições e atividades sobre Jogos de ambiente e atividades ao ar livre relacionados com o Solo e Floresta.
  • Divulgar alguns recursos de educação ambiental.
  • Divulgar exemplos de algumas atividades sobre compostagem e vermicompostagem.
  • Incentivar os professores na metodologia hands on, contribuindo assim para um maior envolvimento dos alunos com a Natureza e uma maior responsabilização face à importância da regeneração da biodiversidade.

 

CONTEÚDOS

  • Apresentação do curso em todas as dimensões. Enquadramento histórico da Educação Ambiental com destaque para a origem e função de diferentes ONGA`S, nomeadamente da LPN. O papel que as diferentes disciplinas e áreas curriculares podem ter em Educação Ambiental. Enquadramento estratégico e curricular das ações (saídas de campo – atividades de trabalho de campo) com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Estratégia Nacional das Florestas e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
  • Os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável.
  • O Referencial da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e os seus temas.
  • Importância da Floresta e do Solo.
  • Biodiversidade.
  • A Biodiversidade no currículo, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais.
  • A importância da Biodiversidade e Geodiversidade para o ambiente e para a humanidade.
  • A importância de preservar e principais ameaças à Biodiversidade e Geodiversidade.
  • Biodiversidade do Solo e sua importância.
  • Compostagem e Vermicompostagem.
  • Construção e manutenção de um vermicompostor.
  • Seleção dos resíduos para colocação na “cama de vemicompostagem”.
  • Construção de comedouros/bebedouros para aves.
  • Exemplo de construção de hóteis para insetos polinizadores.
  • Planificação de saídas de campo e abordagem de um conjunto de recomendações de carácter organizativo e didático, Perspetivas multidisciplinares de atividades em contexto de fora da sala de aula.
  • Utilização de programas e Aplicações móveis para observação da biodiversidade e para a participação em ações sobre espécies invasoras.
  • Avaliação/Conclusões.

 

 

FORMADORES

Ana Sofia Ribeiro -  Técnica Coordenadora do Departamento de Sensibilização, Educação e Formação Ambiental. Coordena, organiza e acompanha atividades e projetos de cidadania e educação ambiental. Responsável pela gestão do voluntariado. Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova da Lisboa.

 

Jorge Fernandes – professor em mobilidade estatutária na LPN. Doutorando em Educação Ambiental na Univ. de Castilla La Mancha. Mestre em Ciências da Educação (esp. Educação para o Desenvolvimento) e licenciado em ensino da Biologia- Geologia. Formador em várias ações de formação e cursos de Educação Ambiental.

 

 

DESTINATÁRIOS

Professores de todos os grupos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Esta ação pode ser aberta a técnicos de ambiente e cidadãos interessados pelo tema desde que se cumpra o número limite mínimo de formandos de professores exigível.

 

 

NOTAS

  • Esta ação de formação releva para a progressão na carreira, na dimensão científica e pedagógica (artº 8º e 9º).
  • Ação a creditada com o registo CCPFC/ACC-127286/24
  • A LPN é uma entidade formadora acreditada com o registo CCPFC/ENT-NI-0175/21.

 

 

INSCRIÇÃO até dia 10 de março

Associado/a da LPN:  65€
Não associado/a da LPN: 100€

 

 

Abril´25

DSTQQSS
303112345
13141516171819
20212223242526
27282930123
45678910
  • Eventos
  • Formações

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt