Projetos a decorrer

Projecto Falco & Otis: Proteger o Peneireiro-das-torres e a Abetarda

O Projecto “Falco & Otis: Proteger o Peneireiro-das-torres e a Abetarda”, financiado pela Somincor, visa a protecção da Abetarda e do Peneireiro-das-torres, através de investigação e intervenção directa contra os factores de ameaça.



O Projecto “Falco & Otis: Proteger o Peneireiro-das-torres e a Abetarda” pretende:
a) Aprofundar o conhecimento sobre o impacte das vedações em espécies como a Abetarda: pretende-se dar continuidade ao trabalho iniciado no LIFE Estepárias, prosseguindo a monitorização das medidas já implementadas de forma a obter resultados que permitam retirar conclusões fiáveis sobre a utilização e eficácia dos diferentes tipos de passagens instalados;



b) Manter a monitorização das colónias de Peneireiro-das-torres existentes nas Reservas da Biodiversidade da LPN, de modo a assegurar a obtenção de dados para o ano de 2013. Estas colónias são das mais importantes para a conservação da espécie. A monitorização das colónias inclui a obtenção de biometrias e dados reprodutores, a anilhagem das aves e a recuperação de indivíduos quem inspirem cuidados;



c) Testar o comportamento térmico de caixas-ninho para Peneireiro-das-torres (e para Rolieiro, que também beneficia com a colocação destas estruturas), desenvolvendo caixas-ninho com diferentes tipos de materiais e testando a sua reacção térmica (sobretudo em dias com elevadas temperaturas), com recurso a data loggers de temperatura.

 
Este projecto, realizado durante 2013, é financiado pela Somincor - Sociedade Mineira de Neves-Corvo SA. Conta ainda com a colaboração do DEMA – Defensa y Estudio del Medio Ambiente, da Extruplás Lda e do Grupo Amorim - unidade de negócios Amorim Isolamentos SA através da disponibilização de algumas caixas-ninho/materiais a ser testados no âmbito da actividade “Testar o comportamento térmico de caixas-ninho”, bem como da Associação ALDEIA/RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens na recuperação de peneireiros-das-torres (Actividade “Monitorização das colónias de Peneireiro-das-torres das Reservas da Biodiversidade da LPN”).
 
Encontramo-nos actualmente a realizar o tratamento de dados e a produzir o relatório final que será disponibilizado na webpage da LPN. Fique atento!