Projetos a decorrer

Projeto MARSW - Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A operação MARSW irá desenvolver um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha, nas áreas classificada do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que permitirá monitorizar o estado de conservação das espécies e habitats que aí ocorrem.

Projeto INFORBIOMARES - Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas da Arrábida: POSEUR-03-2215-FC-000047

O projeto INFORBIOMARES tem por objetivo organizar um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação da conservação e medidas de gestão e ordenamento da biodiversidade na área marinha protegida do Parque Natural da Arrábida (Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha).

Projeto Filme: Gestão Ecológica e Sustentável da Apanha de Bivalves (EcoFilm_SHELLFISHING)

O EcoFilm_Shellfishing, reunindo um consórcio de quatro países (Espanha, Itália, Turquia e Portugal) pretende desenvolver um curso de formação, num formato audiovisual, que permita uma fácil divulgação e uma maior abrangência que inclua todos os envolvidos no sector particular da apanha de bivalves.

PROJETO LIFE IMPERIAL - Conservação da Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) em Portugal (LIFE13/NAT/PT/1300)

A Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e está entre as mais raras do mundo.

Página: http://lifeimperial.lpn.pt

PROJETO LIFE Saramugo - Conservação do Saramugo (Anaecypris hispanica) na Bacia do Guadiana (Portugal) (LIFE13/NAT/PT/786)

O Saramugo é uma espécie endémica do sul da Península Ibérica, presente apenas nos troços médios e inferiores da bacia do rio Guadiana e num troço do Rio Guadalquivir.

Página: http://lifesaramugo.lpn.pt

Projeto VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL DO CAMPO BRANCO

Este Projeto visa melhorar as condições de visitação e acolhimento do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) e permitir a sua consolidação enquanto pólo de disseminação da mensagem de preservação do património natural do Campo Branco, em particular da avifauna estepária.

Vedações amigáveis para a Abetarda

Embora a agricultura seja essencial para manter a população de aves estepárias, algumas práticas agrícolas utilizadas hoje em dia, como as vedações para o gado, podem ter um impacto negativo sobre a conservação das espécies. No âmbito deste projecto, vencedor do "2013 International Conservation Grant of The Conservation Division of the Forestry Bureau,Taiwan", a LPN pretende desenvolver acções de conservação do habitat da abetarda, visando a minimização de colisão com vedações. As actividades de campo envolverão voluntários, promovendo assim a sensibilização ambiental.

Projecto Falco & Otis: Proteger o Peneireiro-das-torres e a Abetarda

O Projecto “Falco & Otis: Proteger o Peneireiro-das-torres e a Abetarda”, financiado pela Somincor, visa a protecção da Abetarda e do Peneireiro-das-torres, através de investigação e intervenção directa contra os factores de ameaça.

Projeto LIFE CHARCOS

Projeto LIFE+ "Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal", cujo acrónimo é LIFE Charcos, coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN), visa a conservação de um habitat prioritário, os Charcos Temporários Mediterrânicos (habitat prioritário 3170* da Diretiva Habitats), que se encontra cada vez mais ameaçado devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural. O Projeto LIFE Charcos será implementado no Sítio de Interesse Comunitário (SIC) da Costa Sudoeste da Rede Natura 2000 (parcialmente coincidente com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina).

Página: http://lifecharcos.lpn.pt

EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves

A LPN é um dos 6 parceiros do EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, um projecto que pretende salvaguardar os valores avifaunisticos, disponibilizar e assegurar condições de visitação numa área priveligiada em termos de avifauna e criar um modelo auto-sustentável para a conservação da natureza.


Dê uma nova casa ao Peneireiro-das-torres/ Give Lesser Kestrel a new home

A conservação das aves estepárias é uma das prioridades da LPN – Liga para a Proteção da Natureza. O Peneireiro-das-torres ou Francelho (Falco naumanni) é uma das espécies que mais se destaca deste grupo de aves, pelo seu estatuto de ameaça.
Recentemente, a LPN candidatou o Projeto “Dê uma nova casa ao Peneireiro-das-torres” à iniciativa promovida pela European Outdoor Conservation Association (EOCA) para projetos com ações de conservação da natureza oriundos de todo o Globo. Após o crivo de seleção inicial, os melhores projetos são colocados a votação, para o público escolher aquele que considera ser o melhor em cada categoria (Natureza, Ar Livre e Montanha).

English version forward

PRACTICE - Acções de Recuperação e Prevenção para Combater a Desertificação

Uma Avaliação Integrada / Comissão Europeia Support Action FP7

O PRACTICE é uma iniciativa global que junta cientistas e actores-chave de algumas das regiões mais afectadas do mundo, de modo a reunir conhecimento científico e local, que permita chamar a atenção para o desafio da desertificação.

Conservação e Restabelecimento do Francelho (Falco naumanni) na Região de Évora

Este projecto visa criar uma colónia dentro do centro histórico da cidade, deste pequeno falcão insectívoro que regressa a Portugal todos os anos para se reproduzir e no fim da época migra para África onde Inverna.

Mais informações em:http://www.francelho.com.pt/

Projeto LIFE Habitat Lince Abutre

O Projeto LIFE-Natureza "Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal" terá a duração de 4 anos e será implementado nas regiões de Mourão, Moura e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão, nas áreas da Rede Natura 2000 aí existentes. Com este projeto pretende-se contribuir para a conservação do lince-ibérico, do abutre-preto e dos seus habitats no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda um vasto conjunto de outras espécies características da paisagem Mediterrânica.

Página: habitatlinceabutre.lpn.pt

ECOs-Locais

O Projecto ECOs-Locais é um projecto de âmbito nacional que actua a nível local, abrange todo o território nacional, incluindo regiões autónomas. Tem como objectivo promover a cidadania ambiental, incentivando uma participação mais activa e informada da sociedade, e contribuir para uma maior sensibilização e participação na prevenção e resolução dos problemas ambientais.