Projetos Realizados

Biodiversidade na Agricultura

Projeto-piloto para a avaliação da adequabilidade e impacto da implementação de medidas de incremento da biodiversidade em explorações agrícolas do continente

Aplicação de Compromissos Agro-ambientais (Janeiro 2012 - Julho 2013)

Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agro-ambientais

Certificação de sustentabilidade de explorações agrícolas (Janeiro 2012 - Julho 2013)

Capacitação de explorações agrícolas para a certificação de sustentabilidade

Turismo em Áreas Rurais: Identificação, promoção e disseminação de boas práticas (Maio 2012 – Junho 2013)

As áreas rurais emergem cada vez mais como destinos promissores, à luz das novas preferências turísticas que privilegiam as tradições, as paisagens e o lazer. É ainda no mundo rural que se situam as Áreas da Rede Natura 2000, espaços que foram escapando à força esmagadora da urbanização e que mantêm importantes valores naturais.

Projeto LIFE Estepárias

Com o final de 2012 fica concluído o Projeto LIFE Estepárias (Conservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo LIFE07/NAT/P/654) iniciado em janeiro de 2009. Este projeto foi coordenado pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza, e teve como parceiros a EDP-Distribuição e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/ISCTE-IUL). Cofinanciado a 75% pelo Programa LIFE + - Natureza, da Comissão Europeia, contou ainda com o financiamento de empresas nacionais (Somincor, EDP, REN/ERSE).


INSPECT

Espécies exóticas marinhas introduzidas em estuários e zonas costeiras Portugueses
Padrões de distribuição e abundância, vectores e potencial de invasão

Projeto LIFE-Natureza Peneireiro-das-torres

Em 2002, a LPN iniciou o Projecto LIFE-Natureza "Recuperação do Peneireiro-das-torres em Portugal". Com a duração de quatro anos, este projecto teve como principal objectivo a recuperação em Portugal desta espécie globalmente ameaçada, através da preservação e incremento dos seus locais de alimentação e de nidificação.

LIFE - Natureza Recuperação do Habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos

Em 2006, a LPN iniciou o Projecto LIFE-Natureza "Recuperação do habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos", em parceria com a Fauna & Flora International e o Centro de Investigação e Intervenção Social. Este projecto visa a recuperação do habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos através de medidas de gestão e recuperação do habitat.

QUE PEIXE COMER PARA UM CONSUMO SUSTENTÁVEL?

O projeto da LPN tem como objetivos organizar e disponibilizar informação simplificada sobre as principais espécies de peixe consumidas e capturadas em Portugal de modo a possibilitar um consumo de pescado informado da parte dos consumidores. Consiste na elaboração de um website com informação sobre o estado das principais espécies de peixe consumidas em Portugal e alternativas de substituição por espécies mais sustentáveis. Pretende-se também, através de diferentes formas de comunicação, lançar o tema para a discussão pública.

Projeto Rural Value

O Rural Value é um projecto ambicioso e abrangente que assenta na promoção do desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos ameaçados no Baixo Alentejo, nomeadamente sobre as culturas cerealíferas de sequeiro nas planícies de Castro Verde.
O Rural Value pretende actuar, desenvolvendo temáticas relacionadas com a sustentabilidade da agricultura, da biodiversidade, formação de jovens e agricultores e apostando no trabalho de proximidade com a sociedade. O Projecto desenrola-se assim em 6 actividades principais, que constituem o projecto como um todo, criando uma rede de comunicação privilegiada entre o conhecimento científico, novas tecnologias e oportunidades e a população local.

Visite o site do Projecto Rural Value em http://projectos.lpn.pt/ruralvalue/

Financiamento e Gestão Integrados da Rede Natura 2000

Para apoiar a implementação das oportunidades de co-financiamento da Natura 2000 nos Estados Membros, a Comissão Europeia promoveu o  projecto Financiamento e Gestão Integrados da Rede Natura 2000, que teve início em Dezembro de 2005, resultando na elaboração de um “Manual de Referência – Financiamento da Natura 2000”, em Janeiro de 2007.

Projeto Orgânica Verde

O Projeto Orgânica Verde tem como principal objectivo sensibilizar a população do Concelho de Castro Verde para a redução dos resíduos orgânicos a colocar em aterro, através da promoção da recolha seletiva destes resíduos e da compostagem. 

Projecto Piloto de Combate à Desertificação

Este Projecto insere-se no "Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação" e desenvolve-se numa zona muito degradada, mas num biótopo de grande interesse do ponto de vista da conservação: o Biótopo Estepário Cerealífero do Campo Branco. Com este projecto-charneira pretende-se desenvolver ensaios e campos de demonstração de medidas concretas de protecção da "terra" (solo, vegetação, água e biota) adaptáveis às condições bio-edafo-climáticas do Campo Branco.

AGRO 140 – Avaliação da Sustentabilidade de alguns sistemas de culturas no Baixo Alentejo

É um Projecto de demonstração, com o objectivo de melhorar a qualidade dos solos delgados, derivados de xisto, do Baixo Alentejo, de modo a garantir a produção agrícola essencial para a manutenção do ecossistema pseudo-estepário.