Programa Castro Verde Sustentavel

 
 








 




 







             
 



A conservação das aves estepárias do Campo Branco
 


O Programa Castro Verde Sustentável (PCVS), desenvolvido pela LPN desde 1993, teve início com o Projeto “Conservação da Avifauna Estepária de Castro Verde”, cofinanciado por um Programa LIFE-Natureza da União Europeia para a Conservação da Natureza (1993 a 1999). 
O Programa Castro Verde Sustentável visa promover a conservação das aves estepárias da região do Campo Branco e do seu habitat. As pseudo-estepes ou estepes cerealíferas desta região são reconhecidas nacional e internacionalmente pela importância para várias espécies de aves como a Abetarda (Otis tarda), o Peneireiro-das-torres (Falco naumanni), o Grou (Grus grus), o Sisão (Tetrax tetrax), o Cortiçol-de-barriga-negra (Pterocles orientalis) e o Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), entre outras. As duas primeiras são consideradas como espécies globalmente ameaçadas, estando incluídas no conjunto de aves consideradas de conservação prioritária pela União Europeia. 
A LPN tem desenvolvido diversos projetos LIFE de conservação da natureza em Castro Verde (www.lifeesteparias.lpn.pt), já premiados. Mas a conservação destas aves está dependente da manutenção do habitat e, como tal, a LPN tem também implementado diversos projetos que abordam problemas associados à preservação dos sistemas agrícolas arvenses de sequeiro, à conservação do solo e da água, ao melhoramento em tecnologias agrícolas, à valorização de resíduos, à educação e sensibilização ambiental e à sócio-economia rural.
Apoios:  
                                                        
                                                           
Câmara Municipal de Castro Verde