Realizadas

Ciclo de Debates sobre Solos

No âmbito do Ano Internacional dos Solos, promovido pela UNESCO, a LPN e a Caixa Geral de Depósitos promovem o Ciclo de Debates sobre Solos. Este ciclo, com um conjunto de 5 debates, conta com a participação de vários especialistas convidados que trazem para discussão e reflexão, temas como a Lei dos Solos, o Ordenamento do Território, a Desertificação, as Alterações Climáticas e a Alimentação. (PROGRAMA).



 
Fotos: Rui Cunha




O solo é um recurso vital, base de toda a vida terrestre, perecível e não renovável à escala temporal humana. A sua degradação, ou a sua recuperação e melhoria têm enorme interesse para a humanidade, para a União Europeia, e em especial para Portugal pois disso depende: A quantidade e qualidade da água de superfície e dos aquíferos; A saúde humana; As alterações climáticas; A conservação da natureza e da diversidade biológica; A segurança alimentar e o abastecimento alimentar actual e futuro. No entanto o Solo é um tema muitas vezes esquecido e pouco abordado, o que leva a uma desvalorização do mesmo pela própria sociedade, incluindo na definição das várias estratégias políticas e económicas.

Sendo 2015 o Ano Internacional dos Solos, promovido pela UNESCO, a LPN e a Caixa Geral de Depósitos promovem o Ciclo de Debates sobre Solos, que conta com o apoio institucional do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP) Portugal.

 O principal objectivo deste ciclo de debates é dar a conhecer à sociedade portuguesa a importância do recurso solo, as várias questões associadas à gestão do mesmo e as implicações que tem a nível agrícola e de conservação ambiental. É fundamental perceber onde estão as fraquezas da nossa gestão de solos e traçar directrizes para salvaguardar este bem comum.
 
          Horário: 18h00 às 20h00
          Local: Culturgest - sala 2  (Lisboa)

          Programa:
          Inscrições gratuitas e obrigatórias - geral@lpn.pt  ou 217780097      

                   Mais informações em:

http://www.cgdbridges.pt/Debate-sobre-os-solos.aspx

         
Com o apoio institucional: