Notícias

LPN associa-se a projeto de Ensino das Ciências

A LPN promove atividades experimentais sobre o solo, fauna e flora para alunos do Ensino Básico de Castro Verde, no âmbito do projeto do Ministério da Educação “Promoção do Sucesso Escolar no Ensino das Ciências”.





O Agrupamento de Escolas de Castro Verde é um dos cinco agrupamentos do país a participar a nível nacional no Projeto Piloto do Ministério da Educação para a “Promoção do Sucesso Escolar no Ensino das Ciências” (Projeto PSE2C), integrando o ensino experimental das ciências na aprendizagem curricular.

Este projeto em Castro Verde adotou o nome de “Património Campaniço”, tendo como objetivo abordar o património histórico, natural e cultural da região, desde o cante alentejano, a viola campaniça, a atividade mineira, a fauna e flora, a água, o solo, a agricultura e a gastronomia, como mote para o desenvolvimento de experiências práticas que potenciem a aprendizagem científica.

A LPN associa-se a esta experiência educativa, dinamizando atividades experimentais para alunos do 3º e 4º anos do Ensino Básico no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG), situado a 7km da vila de Castro Verde, em plena estepe cerealífera. É neste local privilegiado para a aprendizagem, dado a proximidade com o objeto de estudo, que se desenvolvem as atividades experimentais ligadas ao solo, à água, à fauna e flora da região. Os alunos observam, experimentam e registam os resultados das suas experiências realizadas no CEAVG e no campo, dando continuidade à aprendizagem na escola.

Nas atividades experimentais realizadas no CEAVG sobre os solos, os alunos fizeram várias experiências para compreender os constituintes do solo, os diferentes tipos de solo e as respetivas diferenças nas texturas e permeabilidades. Já nas atividades experimentais desenvolvidas sobre a fauna abordaram-se as diferenças entre os bicos das aves com formas e tamanhos variados em função do tipo de alimentação de cada espécie. Os alunos investigaram ainda a alimentação da Coruja-das-torres através da análise de regurgitações destas aves.

Este projeto está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Castro Verde em parceria com várias entidades, entre as quais, a LPN, a Associação de Agricultores do Campo Branco, a Câmara Municipal de Castro Verde e o Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (a quem o Ministério da Educação adjudicou a coordenação deste Projeto).

No final do ano letivo, serão expostos os trabalhos resultantes deste projeto que privilegia o Ensino Experimental das Ciências associado aos valores naturais e tradições do concelho de Castro Verde, classificado como Reserva da BIOSFERA da UNESCO desde o ano passado.

Consulte o Programa de Educação Ambiental da LPN aqui: PROGRAMA EDUCATIVO - LISBOA | PROGRAMA EDUCATIVO - CASTRO VERDE