Notícias

Os cogumelos do Parque Florestal de Monsanto

O Espaço Biodiversidade, no Parque Florestal de Monsanto foi mais uma vez palco das saídas de campo para observação de cogumelos.





Nos dias 13 e 27 de janeiro, realizaram-se 2 saídas de campo para observação de cogumelos, no Espaço Biodiversidade, no Parque Florestal de Monsanto. Estas atividades contaram com a parceria do Centro de Interpretação de Monsanto – Câmara Municipal de Lisboa.

As chuvas tardias da estação e a redução da temperatura atmosférica impulsionaram o crescimento dos primeiros cogumelos na floresta. Mesmo com as condições climatéricas adversas que se têm sentido neste últimos meses, conseguiu-se observar várias espécies de cogumelos.

Ao longo do percurso na autêntica floresta mediterrânica que é o Espaço Biodiversidade, os participantes, de olhos bem atentos, foram descobrindo os cogumelos que se camuflavam entre folhas e caruma no solo.

Os participantes, em pleno contacto com a natureza, aprenderam a identificar as espécies de cogumelos observados e a descobrir as cores, cheiros e formas destes fungos.

O nosso agradecimento às guias Helena Machado, Maria João Barrento e Marta Ferreira pela dedicação e pela passagem de conhecimento que tornaram estas atividades verdadeiras aulas de aprendizagem e de partilha de conhecimentos ao ar livre!