Notícias

A LPN participou no seminário nacional Eco-Escolas 2018 em Guimarães

A LPN esteve presente na Eco-Mostra e promoveu um Workshop.





Nos dias 26, 26 e 28 de janeiro, a LPN através do professor destacado Jorge Fernandes, participou no Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 que decorreu no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães o evento reuniu mais de 400 participantes entre os quais professores, representantes e técnicos de autarquias e da administração central e empresas.

A LPN, para além de estar representada na Eco-Mostra divulgando os seus projetos e iniciativas promoveu o Workshop "Monitorizar a Saúde da Floresta"  relacionado com o tema do ano do evento da ABAE – A Floresta. Com a participação de mais de 60 participantes, o Workshop pretendeu propor um conjunto de atividades práticas que possibilitem os educadores/professores aplicarem em trabalho de campo com os seus alunos formandos num ecossistema florestal indo ao encontro do novo perfil do aluno para o século XXI à saída da escolaridade obrigatória proposto pela Direção geral da Educação.
 
Embora o espaço exterior da zona envolvente do centro Cultural Vila Flor não fosse um  espaço de floresta, mas sim, de arquitetura paisagística, simulou-se com base em indicadores específicos da saúde, uma determinada área tendo os participantes efetuado um checkup à “floresta”, trabalhando autonomamente, analisando e avaliando cada indicador e posteriormente avaliando o estado de saúde geral resultante dos indicadores/tabelas fornecidas. Posteriormente foi fornecido aos formandos um simulador-software que permite avaliar o benefício económico de uma determinada árvore.


Veja aqui a fotoreportagem sobre o workshop “Monitorizar a saúde da Floresta” elaborada pelos Jovens Repórteres para  o Ambiente.