Notícias

Especialistas internacionais visitam projeto de conservação do Abutre-preto no Alentejo

O Progama Lince da LPN e a Herdade da Contenda receberam a visita de uma equipa da Vulture Conservation Foundation e da Zeleni Balkani (Bulgária), que veio conhecer as plataformas ninho para Abutre-preto instaladas em 2012 nesta herdade, localizada no concelho de Moura.





Estas plataformas foram criadas no âmbito do LIFE Habitat Lince Abutre, um projeto liderado pela LPN com o objetivo de promover o habitat do lince-ibérico e do abutre-preto no Sudeste de Portugal. Desde então, pelo menos quatro dos 12 ninhos artificiais ali instalados já foram utilizados por esta ave necrófaga, com o nascimento, em três anos consecutivos (2015 a 2017), de um total de três crias (duas fêmeas e um macho) – as primeiras a nascer no Alentejo desde a década de 1970.

Esta visita teve como principal objetivo a partilha de experiências, já que a VCF e a Zeleni Balkani irão instalar o mesmo tipo de estruturas ao abrigo de um projeto de reintrodução do Abutre-preto na Bulgária (Bright Future for Black Vulture in Bulgaria) e que prevê a instalação de 60 ninhos artificiais perto dos locais de libertação dos Abutre-pretos, uma ação que será levada a cabo pela Zeleni Balkani.

Durante a visita a equipa teve oportunidade de observar um par de Abutres-pretos a utilizar uma das plataformas ninho da herdade, pois a época de reprodução desta espécie está agora a começar.


Esta foi uma visita extremamente útil para ver no terreno o sucesso desta medida de conservação e obter mais conhecimento sobre a construção das plataformas artificiais e a seleção das árvores para esse efeito. A VCF gostaria de agradecer aos colegas da LPN e à equipa da Herdade da Contenda por organizarem esta visita e compartilharem a sua experiência!
 
Vulture Conservation Foundation


O trabalho iniciado com o LIFE Habitat Lince Abutre (2010-2014), continua a ser assegurado no terreno pela LPN numa estreita e crucial cooperação com a Herdade da Contenda, E.M. responsável pela gestão deste espaço.


 




Fotografias da autoria da Vulture Conservation Foundation