Notícias

Vigilantes por um dia no Parque Natural da Arrábida

No âmbito do projeto “Natureza para todos”, realizou-se no passado dia 4 de novembro a saída de campo Vigilantes da Natureza por um dia ao Parque Natural da Arrábida.





A saída de campo contou com cerca de 30 participantes, orientados pelo Professor António Brum Silveira, o biólogo Pedro Lérias e o professor destacado da LPN, Jorge Fernandes.

O percurso desta saída destacou o grande valor ambiental de todo o Parque Natural da Arrábida, tendo sido dado relevante destaque à componente geológica e florística da região.

Durante a parte da manhã o percurso pedestre iniciou-se junto ao Cabo Espichel, onde se puderam observar as diferentes marcas geológicas e tetónicas deixadas pelo tempo, as pegadas dos dinossauros e várias espécies florísticas. Seguiu-se a visita à antiga Pedreira de Gesso de Santana, onde para além da sua importância cultural, permitiu observar minerais de gesso em diferentes estados.

Após o almoço, realizou-se um pequeno percurso junto à Baía de Sesimbra e às arribas do litoral, disfrutando-se de toda a paisagem cársica e florística características desta zona.

A viagem colmatou com a visita à Brecha da Arrábida, tendo como pano de fundo a serra do Risco e da Arrábida, o mar e o pôr do sol.

Esta saída permitiu que os participantes pudessem ter uma participação ativa enquanto “vigilantes da natureza”, tendo sido convidados a durante o dia assumirem esse papel e a realizarem um pequeno diagnóstico ambiental associado ao percurso efetuado.


 


Com o apoio: