Notícias

A LPN esteve na reunião do recém-criado Conselho Consultivo de Aquacultura, em Madrid

No passado dia 14 de fevereiro a LPN esteve na reunião do Grupo de Trabalho “Peixes”, um dos três grupos de trabalho do recém-criado Conselho Consultivo de Aquacultura.






Há já vários anos que o Conselho Consultivo de Aquacultura (CCA) estava a ser preparado e começou a funcionar em pleno, em novembro de 2016. O CCA é um organismo gerido por stakeholders e tem como objetivo principal desenvolver recomendações que suportem as instituições europeias e os Estados Membros na implementação de medidas que garantam o desenvolvimento sustentável do setor da aquacultura.

O CCA é constituído por três grupos de trabalho: “Peixes”, “Moluscos/ Marisco” e “Assuntos Transversais”. Os seus membros estão a desenvolver o planeamento dos trabalhos para o próximo ano e a estabelecer prioridades estratégicas. Estamos num momento em que a Comissão Europeia e muitos dos Estados Membros apostam na expansão desta atividade e é essencial que o crescimento da atividade seja suportada por princípios sólidos e equilibrados que permitam o desenvolvimento sustentável da atividade. É importante debater temas como o impacto ambiental das diferentes formas de fazer aquacultura, a qualidade dos produtos, entre muitos outros aspetos.