Notícias

LPN divulga o lince-ibérico em Santa Maria da Feira!

Nos dias 18 e 19 de fevereiro a LPN participou no Congresso Hospital Veterinário Montenegro, um evento de referência nacional na área da saúde animal que atribuiu ao Programa Lince a causa solidária desta sua 13ª edição! 






O Hospital Veterinário Montenegro realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro no Europarque, em Santa Maria da Feira, o XIII Congresso Hospital Veterinário Montenegro, este ano subordinado ao tema “Patologias Cardio-respiratórias”. Para além dos já habituais oradores nacionais e internacionais de renome, participaram neste encontro cerca de três mil congressistas, entre os quais três centenas de espanhóis, e dezenas de expositores do setor.

Pela segunda vez consecutiva, a comissão organizadora do evento associou o congresso a uma causa solidária, atribuindo-a ao Programa Lince – um programa de conservação criado pela LPN numa parceria com a Fauna & Flora International com o principal objetivo de assegurar a conservação e a gestão a longo prazo de áreas com habitat mediterrânico adequado ao lince-ibérico em Portugal. Através desta iniciativa, foram angariados € 1.200.

Na sessão de abertura, Rita Martins da LPN recordou aos participantes a importância da medicina veterinária no desafio da conservação do lince-ibérico, dando como exemplos o problema do declínio do coelho-bravo devido a doenças infeciosas como a mixomatose e a doença hemorrágica viral (que em muitas áreas levou à redução de populações desta presa na ordem dos 95%), o impacto do uso ilegal de veneno (que em 2015 causou a morte de um lince-ibérico em Mértola) e ainda os constrangimentos gerados pela elevada consanguinidade verificada entre os indivíduos desta espécie, que a tornam particularmente mais vulnerável a inúmeras patologias presentes na fauna doméstica e silvestre que partilham o mesmo habitat com este ameaçado felino, recordando igualmente a perda de um outro exemplar em Portugal, em 2016, por panleucopénia felina (doença viral).
Já no pavilhão de exposições, a LPN deu ainda a conhecer aos participantes deste encontro as diversas ações que tem vindo a dinamizar pela conservação desta espécie.

 

Autoria: Hospital Referência Veterinária Montenegro


Para quem não teve oportunidade de estar presente, mostramos-lhe aqui o motivo pelo qual este é um evento de referência nacional no domínio da medicina e enfermagem veterinária.

A LPN – Liga para a Protecção da Natureza aproveita a oportunidade para agradecer uma vez mais à comissão organizadora deste evento e a todos os congressistas pelo seu contributo para esta causa solidária.




 

 

20/02/2017