LPN nos MEDIA

Câmaras disseram «não» ao petróleo e movimentos querem saber o que fará o Governo

18-dezembro-2017
As associações e movimentos contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos em Portugal exigem saber o que fará o Governo, após a emissão de pareceres negativos das Câmaras de Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo e Lagos contra o início de atividade do consórcio Galp/ENI.

Sobre-pesca na União Europeia vai continuar em 2018, acusa plataforma

13-dezembro-2017
A quantidade de peixe que poderá ser pescado na União Europeia em 2018, decidida hoje, está acima da capacidade de recuperação do oceano. A sobre-pesca vai continuar, lamenta a plataforma portuguesa PONG-Pesca.

“Imposição” de prospecção de petróleo viola princípios democráticos

17-novembro-2017
Ambientalistas expressaram oposição em comunicado, subscrito por 28 entidades.

Ambientalistas pedem reprovação do relatório ambiental para travar empreendimento em Silves

16-novembro-2017
Em causa está a construção de um empreendimento com três hotéis e dois aldeamentos turísticos entre as praias de Albufeira e de Armação de Pêra.

Portugal é o país europeu que mais usa herbicida que pode provocar cancro

09-novembro-2017
Estudos detetam elevados níveis de glifosato no solo e na urina dos portugueses. Associações ambientalistas e agrícolas pedem posição clara do governo em votação europeia.

Incêndios: Seis ONG do ambiente defendem prioridade para as áreas protegidas

02-novembro-2017
Seis organizações não governamentais do ambiente defenderam hoje que as áreas protegidas "devem ser colocadas na linha da frente" na prevenção, proteção e combate a incêndios, e salientam a importância desses espaços na recuperação do território.

Primeiro debate por um Oceano Livre de mineração

01-novembro-2017
O Oceano Livre – movimento ambientalista contra a mineração em mar profundo, composto pelo Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, Sciaena – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação, organizou dia 27 de outubro a conferência “Mineração em Mar Profundo – uma escolha sustentável para Portugal?” que decorreu no auditório Mar da Palha no Oceanário de Lisboa e que teve o apoio da Seas at Risk.

Plataforma de ONG discorda dos limites acordados para captura de sardinha

29-outubro-2017
Plataforma de Organizações Não Governamentais sobre Pesca preocupadas com os limites acordados para a captura da sardinha por ignorarem parecer científico que recomendava captura zero para 2018.

Até quando incêndios em Portugal?

21-outubro-2017
Falhou tudo: a prevenção, o combate ao fogo e o socorro às vítimas. O relatório da comissão técnica independente é inequívoco. Também o relatório encomendado ao especialista em incêndios da Universidade de Coimbra, Domingos Xavier Viegas, conclui que muitas mortes e sofrimento poderiam ter sido evitados em Pedrógão Grande.

Incêndios: LPN quer que medidas anunciadas pelo Governo sejam início de nova atitude

23-outubro-2017
A LPN congratula-se pelas medidas anunciadas no sábado pelo Governo no âmbito da reforma de prevenção e combate aos incêndios, exigindo que seja o "Início de uma nova atitude dos responsáveis".

Incêndios: como evitar novas estratégias?

20-outubro-2017
Bernando Ferrão e Nicolau Santos moderam o debate com: Henrique Pereira dos Santos, Tito Rosa, José António Jesus e o Tenente-General Paiva Monteiro. Em análise: a tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana.

Sobreiros a morrer e espécies em perigo a perder terreno

14-outubro-2017
A seca severa e extrema e atinge a maior parte do território também está a afetar algumas espécies mais vulneráveis.

Ambientalistas apreensivos com proposta de estratégia para áreas protegidas

26-setembro-2017
A coligação ambientalista C6 criticou hoje a proposta de estratégia nacional para as áreas protegidas, afirmando que esquece as pessoas donas de terra que tem esse estatuto e contestando a entrega da gestão a autarquias.

Mais de 210 mil europeus assinaram petição para proteger solos

19-setembro-2017
Uma rede de mais de 550 organizações em 26 países reuniu 212 mil assinaturas para pedir à União Europeia legislação específica para proteger os solos da erosão e poluição. O resultado da petição, conhecido hoje, fica aquém da meta de um milhão de assinaturas.

Peixes exóticos removidos de ribeira para salvar saramugo

04-setembro-2017
Biólogos e voluntários estão desde o início de Agosto a remover peixes exóticos invasores como a perca-sol e o achigã de uma das ribeiras do Alentejo mais importantes para o saramugo (Anaecypris hispanica), espécie Criticamente Em Perigo de extinção.