LPN nos MEDIA

Plataforma de ONG discorda dos limites acordados para captura de sardinha

29-outubro-2017
Plataforma de Organizações Não Governamentais sobre Pesca preocupadas com os limites acordados para a captura da sardinha por ignorarem parecer científico que recomendava captura zero para 2018.

Até quando incêndios em Portugal?

21-outubro-2017
Falhou tudo: a prevenção, o combate ao fogo e o socorro às vítimas. O relatório da comissão técnica independente é inequívoco. Também o relatório encomendado ao especialista em incêndios da Universidade de Coimbra, Domingos Xavier Viegas, conclui que muitas mortes e sofrimento poderiam ter sido evitados em Pedrógão Grande.

Incêndios: LPN quer que medidas anunciadas pelo Governo sejam início de nova atitude

23-outubro-2017
A LPN congratula-se pelas medidas anunciadas no sábado pelo Governo no âmbito da reforma de prevenção e combate aos incêndios, exigindo que seja o "Início de uma nova atitude dos responsáveis".

Incêndios: como evitar novas estratégias?

20-outubro-2017
Bernando Ferrão e Nicolau Santos moderam o debate com: Henrique Pereira dos Santos, Tito Rosa, José António Jesus e o Tenente-General Paiva Monteiro. Em análise: a tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana.

Sobreiros a morrer e espécies em perigo a perder terreno

14-outubro-2017
A seca severa e extrema e atinge a maior parte do território também está a afetar algumas espécies mais vulneráveis.

Ambientalistas apreensivos com proposta de estratégia para áreas protegidas

26-setembro-2017
A coligação ambientalista C6 criticou hoje a proposta de estratégia nacional para as áreas protegidas, afirmando que esquece as pessoas donas de terra que tem esse estatuto e contestando a entrega da gestão a autarquias.

Mais de 210 mil europeus assinaram petição para proteger solos

19-setembro-2017
Uma rede de mais de 550 organizações em 26 países reuniu 212 mil assinaturas para pedir à União Europeia legislação específica para proteger os solos da erosão e poluição. O resultado da petição, conhecido hoje, fica aquém da meta de um milhão de assinaturas.

Peixes exóticos removidos de ribeira para salvar saramugo

04-setembro-2017
Biólogos e voluntários estão desde o início de Agosto a remover peixes exóticos invasores como a perca-sol e o achigã de uma das ribeiras do Alentejo mais importantes para o saramugo (Anaecypris hispanica), espécie Criticamente Em Perigo de extinção.

Cinco ideias para descobrir a vida selvagem das ribeiras

04-setembro-2017
As ribeiras e os pegos são verdadeiros refúgios para a vida selvagem, especialmente nos meses mais quentes. Natasha Silva, bióloga da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) a trabalhar no LIFE Saramugo, sugere cinco ideias para descobrir o mundo natural nas margens das ribeiras do Alentejo.

Seca: Água salgada pode substituir água doce e afetar agricultura, alertam especialistas

26-agosto-2017
A seca está a provocar a diminuição dos caudais dos rios e a substituição da água doce por água salgada, que afeta terrenos agrícolas e mesmo aquíferos, alertam especialistas ouvidos pela Lusa.

Quinta da Ombria vai mesmo ser complexo turístico após três décadas de polémica (e perseverança)

24-agosto-2017
A história do complexo turístico da Quinta da Ombria é uma história de perseverança, seja qual for o ângulo pelo qual se aborde a questão. Perseverança dos investidores, que idealizaram um grande complexo turístico “ao estilo” do litoral para o interior do Algarve e esperaram quase 30 anos para lançar a primeira pedra, e perseverança das associações ambientalistas e da própria sociedade civil, que viram neste projeto uma ameaça e, mesmo não o conseguindo travar, obrigaram os seus promotores a fazer concessões.

Natureza vai demorar “décadas” a recuperar dos incêndios

28-julho-2017
Bióloga da Liga para a Protecção da Natureza defende uma aposta na reorganização efectiva da floresta, com espaço para várias espécies de árvores e animais.

ONGA juntam-se para exigir a Portugal bloqueio à mineração em mar profundo

26-julho-2017
As associações que trabalham na área do meio marinho na Europa, entre elas quatro portuguesas, exigiram hoje ao Governo português que adopte uma posição firme contra a mineração em águas profundas, em nome da defesa dos oceanos.

“Pedrógão Grande levou a que se falasse finalmente de temas de fundo”, diz Tito Rosa

22-julho-2017
O presidente da Liga Para a Protecção da Natureza gostaria que o Orçamento de 2018 reforçasse a verba para o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Pedrógão Grande: Presidente da LPN defende compromisso para proteger florestas

19-julho-2017
O presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Tito Rosa, defendeu hoje um "compromisso nacional" e um plano estratégico a longo-prazo para proteger e recuperar as floresta e as zonas rurais.