“Os passarinhos pertencem à Natureza” é mote de campanha de sensibilização ambiental

Todos os anos são capturadas ou abatidas ilegalmente 130 mil aves selvagens em Portugal, a maioria destinadas ao consumo ou cativeiro.

Foi lançada esta semana a nova campanha contra a captura e abate ilegal de aves em Portugal, com um spot em que Nuno Markl apela a que não se perpetue este crime contra a Natureza. Nesta época do ano milhares de aves migradoras são apanhadas com armadilhas ou redes. A campanha a nível nacional dá a conhecer a gravidade deste problema e explica como se devem denunciar situações ilegais.

A captura de aves, para além de ser um crime punível por lei, é um atentado à natureza e a todos nós. Por isso, a SPEA e os parceiros da campanha apelam a que situações ilegais sejam imediatamente denunciadas às autoridades, referindo a localização exata e enviando fotos, se possível. Segundo Julieta Costa, responsável pela campanha, “quanto mais rápida for a denúncia, mais eficaz será a ação das autoridades junto do infrator, podendo serem salvos mais animais. Muitas vezes as queixas são feitas no dia seguinte, o que faz com que, na maioria dos casos, armadilhas ou mesmo aves capturadas já não estejam no local”. É importante ressalvar que todas as denúncias são anónimas, de modo a preservar a identidade das pessoas.

Nesta fase, vão também ser concentrados esforços para reduzir esta ameaça às aves sobretudo na região do Algarve, uma das zonas mais problemáticas de captura ilegal de aves para petisco. Para isso será fulcral o trabalho em conjunto com as autoridades como o SEPNA/GNR, a ASAE e o ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Os parceiros apostam também numa comunicação no terreno, com a intenção de sensibilizar e consciencializar as populações locais. Paralelamente está previsto analisar as leis atuais, consideradas insuficientes, e propor alterações.

De acordo com Julieta Costa “a SPEA tem recebido muitas queixas de situações ilegais e apercebeu-se que havia um desconhecimento dos procedimentos a tomar. Trabalhar em conjunto com outras ONGAs e autoridades demonstra uma vontade de alcançar resultados efetivos na proteção da nossa Natureza.”

Foi também com muita satisfação que foi recebida a notícia que o spot associado à campanha, produzido pela Play Solutions Audiovisuais recebeu o 1º lugar dos prémios na Categoria Ecologia e Biodiversidade no Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, no passado dia 21 de outubro, em Vila Nova de Gaia. A 9ª edição do Festival Art & Tur, um dos mais prestigiados certames a nível mundial no circuito do cinema turístico, contou com a participação de 52 países que apresentaram 301 filmes a concurso, dos quais 109 participaram na competição nacional.

A SPEA coordena a campanha em parceria com a Almargem, A Rocha, a LPN - Liga para a Protecção da Natureza e o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens/Associação ALDEIA.

Mais informações e vídeo aqui