Comunicados de Imprensa


Movimentos reafirmam a sua oposição à prospeção e exploração de petróleo e gás no mar ao largo da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

17-novembro-2017
Perante o anúncio da entrega do Plano de Trabalhos para 2018 apresentado pelo Consórcio Galp/ENI ao Governo, a prospeção e exploração de petróleo e gás na Bacia do Alentejo em 2018 está de novo em cima da mesa.

Primeiro debate por um Oceano Livre de mineração

30-outubro-2017
O Oceano Livre - movimento ambientalista contra a mineração em mar profundo, composto pelo Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, Sciaena - Associação de Ciências Marinhas e Cooperação, organizou dia 27 de outubro a conferência “Mineração em Mar Profundo – uma escolha sustentável para Portugal?” que decorreu no auditório Mar da Palha no Oceanário de Lisboa e que teve o apoio da Seas at Risk.

Como acabar com a poluição dos oceanos por plástico?

26-outubro-2017
Comecem pelos milhões de garrafas, palhinhas e copos descartáveis!

Mais vale tarde do que nunca, mas é preciso não parar!

22-outubro-2017
A LPN congratula-se com as medidas tomadas pelo Governo no reforço das capacidades de proteção e de vigilância das áreas maturais e protegidas. É pena que elas tenham apenas sido tomadas em contexto de reação à tragédia de devastadores incêndios...

Pesca da sardinha: parar agora para não acabar para sempre – PONG-Pesca

20-outubro-2017
O Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (CIEM, em inglês, ICES) divulgou hoje o parecer científico sobre a pesca da sardinha ibérica para 2018, onde recomenda uma paragem total desta atividade.

Mais um juvenil de águia-imperial-ibérica recuperado com sucesso que volta à Natureza

16-outubro-2017
No próximo dia 17 de outubro, na zona de Mértola, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza devolvem à natureza um  juvenil  de  águia-imperial-ibérica recuperado  com  sucesso  no  CERAS-Centro  de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (Castelo Branco).

Coligação C6 responde à consulta pública sobre a Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade

26-setembro-2017
A Coligação C6 respondeu hoje à consulta pública lançada pelo Ministério do Ambiente sobre a proposta de revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ENCNB), exprimindo um claro sinal de apreensão relativamente ao documento apresentado e propondo alternativas concretas.

Coligação C6 vem apelar ao governo para que cancele abertura da caça à rola–brava prevista para 20 de Agosto.

17-agosto-2017
Incêndios, destruição de habitat e caça tornam imperativo que seja cancelada a caça para este ano.
Após anos de alerta por parte das associações de defesa do ambiente e da comunidade científica, o governo vem reconhecer pela primeira vez que existe um decréscimo preocupante da população de rola-brava. Apesar disso, permite que a espécie seja caçada!

Várias ONG exigem que Portugal adopte uma posição contra a mineração em mar profundo

26-julho-2017
A Seas At Risk* em articulação com os seus membros portugueses, nomeadamente o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), a Liga Para a Protecção da Natureza (LPN), a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Sciaena, exigem que o Governo português tome uma posição de vanguarda na defesa dos oceanos, adotando uma posição firme contra a mineração em águas profundas.

ONGA dão nota negativa ao Aviso sobre Educação Ambiental lançado pelo Ministério do Ambiente e afirmam que este condiciona a sua participação

24-julho-2017
A CPADA - Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente e a Coligação C6 dão nota negativa ao aviso / concurso “Apoiar uma Nova Cultura Ambiental - Incentivos ao Desenvolvimento de Programas, Projetos e Ações de Educação Ambiental”, lançado no passado dia 30 de Junho pelo Ministério do Ambiente, e afirmam que este condiciona fortemente a participação das ONGA.

Abutre-preto reproduz-se com sucesso pelo terceiro ano consecutivo no Alentejo

13-julho-2017
Em 2017, vários casais de abutre-preto voltaram a nidificar no Alentejo, usufruindo dos ninhos artificiais instalados pelo projeto LIFE “Habitat Lince Abutre” na Herdade da Contenda, concelho de Moura. Tal como nos dois últimos anos, um desses casais criou com sucesso uma cria de abutre-preto, dando assim continuidade ao restabelecimento de um núcleo reprodutor desta ave no Sul de Portugal. 

ZERO e LPN debatem bioenergia com apresentação do documentário “O tema escaldante – quando a bioenergia corre mal”

21-junho-2017
Apresentação de documentário, seguida de debate com especialistas, dia 21 de junho às 18h, no CIUL (Picoas Plaza) em Lisboa.

39 ONG de todo o mundo exigem que se acabe com a mineração dos fundos marinhos

09-junho-2017
9 Junho 2017, Nova Iorque, EUA – Hoje na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a Seas at Risk, apoiada pelos seus 34 membros e ainda pela Mission Blue, BLOOM, Deep Sea Mining Campaign e Earthworks, pediu à comunidade internacional que acabe com a mineração nos fundos marinhos.

PONG-Pesca alerta para os riscos da legalização da venda de jaquinzinhos da arte xávega e recomenda aos portugueses que evitem o seu consumo

26-maio-2017
A PONG-Pesca saúda os esforços desenvolvidos pelo governo e por todos os envolvidos na Comissão de Acompanhamento da Pesca com Arte Xávega (CAPAX) mas manifesta apreensão sobre algumas das medidas nela constantes, nomeadamente a possibilidade de venda de indivíduos de carapau abaixo do tamanho mínimo de referência de conservação, ainda que limitada.