Comunicados de Imprensa


PONG-Pesca assinala Dia da Dependência de Pescado, o dia em que Portugal fica sem peixe

30-março-2017
Todos os anos cada Estado-Membro europeu assinala simbolicamente o dia em que esgota o abastecimento de pescado local. A Europa consome mais pescado do que aquele que a sua frota captura, o que significa que a maior parte do pescado consumido provém de países terceiros, muitos dos quais em vias de desenvolvimento.

Ministro do Ambiente visita projetos de conservação da natureza em Castro Verde

09-março-2017
O convite partiu da LPN, a mais antiga associação de defesa do ambiente em Portugal, que há 25 anos contribui para a proteção dos valores naturais e desenvolvimento sustentável deste território. 

Medicamento veterinário ameaça Abutres em Portugal

23-fevereiro-2017
Diclofenac para uso pecuário poderá ser autorizado pelo Estado Português colocando em risco as populações de aves necrófagas ameaçadas em Portugal.

Coligação C6 dá nota negativa a Ministro do Ambiente e organiza em 2017 grande campanha de defesa da Natureza em Portugal

23-fevereiro-2017
A Coligação C6, coligação portuguesa de Organizações Não Governamentais de Ambiente formada pelo GEOTA, FAPAS, LPN, Quercus, SPEA e WWF em Portugal, divulga hoje a sua avaliação do que tem sido a política de conservação da natureza do Ministro do Ambiente e dá nota claramente negativa à sua atuação.

Contratos em vigor: desrespeito pelas leis e desprezo pela opinião dos cidadãos

30-janeiro-2017
A autorização do furo em Aljezur e execução da caução da Repsol e Partex decorreu da manutenção em vigor dos contratos e são o absoluto desrespeito pela lei e pelos cidadãos.
A PALP pediu uma reunião com o Governo com caráter de emergência.   

Inicia a requalificação da arriba fóssil no Geossítio do Telheiro (Costa Vicentina)

12-janeiro-2017
O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo (CMVB) informou a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que a autarquia irá dar início à requalificação do percurso de acesso à praia do Telheiro.

SPEA, LPN e outros parceiros querem legislação clara sobre a venda de animais selvagens

19-dezembro-2016
Vendedores vendem animais selvagens online sem serem alvo de fiscalização.

Apesar de alguns sinais positivos, nomeadamente de Portugal, o Conselho de Ministros da Pesca da UE volta a adiar o fim da sobrepesca

14-dezembro-2016
Dia 13 de dezembro, os Ministros das Pescas da União Europeia reunidos em Conselho em Bruxelas decidiram as possibilidades de pesca para 2017.

PONG-Pesca reúne com Ministra do Mar para discutir as possibilidades de pesca para 2017

07-dezembro-2016
A Plataforma de Organizações Não Governamentais sobre a Pesca (PONG-Pesca), reuniu com a Exma. Sra. Ministra do Mar e o Exmo. Sr. Secretário de Estado das Pescas para discutir as possibilidades de pesca para 2017 que serão fixadas no Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia que terá lugar na próxima semana em Bruxelas. Foi ainda entregue um documento expondo as posições da PONG-Pesca sobre vários assuntos tutelados pelo Ministério do Mar.

Milhafre-real envenenado foi recuperado e será devolvido à Natureza

06-dezembro-2016
No próximo dia 7 de dezembro, em Castro Verde, será devolvido à natureza o único sobrevivente de 14 animais silvestres vítimas do maior caso de envenenamento identificado na ZPE de Castro Verde: um milhafre-real, recuperado no RIAS (Olhão).

Vamos Salvar a Terra Aravel (Solo)

05-dezembro-2016
DIA MUNDIAL DO SOLO - O SOLO, a que geralmente chamamos terra, é fundamental para o ciclo da vida no nosso planeta. No entanto este recurso, que é finito e irrecuperável, tem vindo a ser sujeito às mais variadas agressões.

PONG-Pesca promove debate sobre “Aquicultura: desafios e oportunidades”

25-novembro-2016
A PONG-Pesca, organiza um debate sobre o estado e o futuro da aquicultura em Portugal no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza, Lisboa, no próximo dia 28 de novembro, às 17h.

Veneno volta a matar espécies protegidas em Portugal!

24-novembro-2016
Na última semana foram detetados mais 11 animais silvestres vítimas de envenenamento na ZPE de Castro Verde, no Baixo Alentejo, e que incluem espécies tão ameaçadas da nossa fauna como a águia-imperial-ibérica ou o milhafre-real.

Juvenil de águia-imperial-ibérica devolvido à natureza

14-novembro-2016
A 15 de novembro, em Mértola, é devolvida à natureza uma águia-imperial-ibérica nascida em abril na Zona de Proteção Especial do Vale do Guadiana.

“Os passarinhos pertencem à Natureza” é mote de campanha de sensibilização ambiental

24-outubro-2016
Todos os anos são capturadas ou abatidas ilegalmente 130 mil aves selvagens em Portugal, a maioria destinadas ao consumo ou cativeiro.