Formação Contínua para Professores

Educação Ambiental - Ideários, trajetórias ecológicas e o papel da LPN


Registo n.º: CCPFC/ACC-86809/16


DATAS 13, 21, 22, 25, 28 e 29 de novembro de 2017







Registo n.º: CCPFC/ACC-86809/16

DURAÇÃO:
25 horas presenciais

CREDITAÇÃO: 1 crédito

PÚBLICO-ALVO: Educadores de infância, professores do 1º ciclo, e todos os professores do 2º e 3º Ciclos e Secundário.

OBJETIVOS
Em termos gerais, pretende-se:
- Explorar situações didáticas de questionamento sobre a realidade envolvente que a tornem um recurso didático;
- Formular estratégias de implementação de projetos e atividades de Educação Ambiental não só através do conhecimento e reflexão sobre outras práticas mas também com uma visão crítica das correntes éticas que animam, nos dias de hoje, a ecologia enquanto pensamento social e educativo;
- Favorecer o desenvolvimento de um conhecimento integrado e crítico que permita interpretar as questões ambientais em toda a sua complexidade e colocar propostas de ações e atividades de temas ambientais que integrem os conhecimentos, relacionando as diferentes áreas disciplinares para a compreensão de um mesmo fenómeno;
- Questionar as diferentes conceções sobre a relação entre a natureza e a cultura, através do questionamento sobre a realidade envolvente e contextualizando as atividades práticas.

Em termos específicos, pretende-se que os formandos adquiram/desenvolvam um conjunto de conhecimentos, competências que lhes permitam, de uma forma mais esclarecida, coerente e consistente organizar, gerir e animar atividades e ações de educação ambiental.

As atividades práticas procuram articular o “saber fazer” com o processo cognitivo, científico e com a componente do património cultural e natural, de envolvimento dos formandos através da ligação da arte à ciência, desde a experiência sensorial até aos conceitos mais abstratos.

As experiências de percursos na natureza através de itinerários pedagógicos (com estratégias de dinamização de grupo) terão como objetivo estimular a interpretação da realidade envolvente, uma maior preocupação em relação ao ambiente local, às espécies em perigo e vulneráveis e delinear estratégias de intervenção no meio local.

Em termos operacionais, no final da ação os formandos deverão estar aptos a:
- Compreender as diversas correntes e abordagens de ética ambiental;
- Conceber atividades práticas interdisciplinares assentes em contextos e abordagens das conceções relativas à relação entre natureza e cultura;
- Cimentar a ação, para a importância da biodiversidade e da sua proteção na vida humana, através do papel catalisador da LPN na valorização do património natural e conservação de espécies ameaçadas;
- Compreender os princípios da ação conjunta dos produtores e decompositores no ciclo da matéria, compostagem doméstica, vermicompostagem e importância dessas práticas para a mitigação das alterações climáticas (aquecimento global);
- Construir recipientes de vermicompostagem e/ou compostagem doméstica, identificando e resolvendo alguns problemas associados;
- Desenvolver competências que lhes permitam delinear e conceber projetos e ações de ambiente assentes num ideário de compreensão da humanidade na sua relação com o todo existente;
- Identificar espaços e recursos para a realização de itinerários pedagógicos e projetos de ambiente.

CONTEÚDOS
- Apresentação do Curso de Formação. Enquadramento histórico da Educação Ambiental com destaque para a origem e função das diferentes ONG, nomeadamente da LPN. O papel que as diferentes disciplinas e áreas curriculares podem ter em Educação Ambiental. A Ecologia como ciência integradora: conceitos relevantes neste domínio em Educação Ambiental. A conservação da Natureza - Solo e Biodiversidade. Património natural, construído e cultural: a articulação que importa estimular.
- A Educação Ambiental e a importância da dimensão ética. Contextualização de diferentes perspetivas acerca da relação entre o ser humano e a Natureza. Exemplificação da sua abordagem no domínio de projetos ou atividades de cariz ambiental.
- A abordagem de problemas ambientais globais, regionais e locais. Exploração de uma atividade prática: (vermicompostagem) - estratégias de implementação em diferentes disciplinas e áreas curriculares. Como trabalhá-los em diferentes disciplinas e áreas curriculares. Discussão de potencialidades de trabalho.
- Preparação da visita de estudo. Potenciar os locais a visitar numa abordagem interdisciplinar.
- Saída de campo a um local da região de Lisboa. Percurso interpretativo e orientado. Visita de estudo a um equipamento de educação ambiental.
- Apresentação e discussão dos projetos e materiais produzidos pelos professores em formação.

CALENDARIZAÇÃO/HORÁRIO
- 13 Novembro (18h00 às 21h00);
- 21 Novembro (18h00 às 22h00);
- 22 Novembro (18h00 às 21h00);
- 25 Novembro (9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00);
- 28 Novembro (18h00 às 22h00);
- 29 Novembro (18h00 às 21h00);

LOCAL: Centro de Formação Ambiental da LPN (Lisboa)

FORMADORES
António José Correia de Almeida – professor da Escola Superior de Educação de Lisboa
Jorge Manuel de Almeida Barros Fernandes – professor destacado na LPN

INSCRIÇÕES GRATUITAS até dia 3 de novembro de 2017
Para se inscrever descarregue a Ficha de Inscrição (preencha devidamente) e envie para geral@lpn.pt.

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