Próximos Eventos

Saída de Campo “A Natureza a seus pés” – da praia do Magoito à praia da Samarra

Um percurso à descoberta da Biodiversidade e Geologia no litoral de Sintra.





Fotografias de Gustavo Bivar


Data e horário

13 maio (9h20m – 15h00)

Descrição geral do percurso
Propomos um percurso pedestre com início junto ao parque de estacionamento junto ao forte do Magoito, na praia do Magoito através da orla costeira. O trajeto será essencialmente efetuado por trilhos junto às arribas altas rochosas, de relevo bastante enérgico, observando as suas imponentes camadas geológicas. O percurso atravessa paisagens excecionais inseridas no Parque Natural de Sintra Cascais. Caminharemos pela paisagem cársica observando as suas formações características, o seu elenco florístico e atravessando ribeiras e dunas consolidadas. Passaremos junto a explorações para pasto e pela arriba onde se avista a bela praia selvagem do Gerebele. Seguidamente, contemplaremos ao longo das falésias o filão camada da Lomba dos Pianos. Trata-se de um geomonumento ao nível do afloramento, de grande interesse didático resultante da ação do Complexo Vulcânico de Lisboa, com disjunção colunar desenvolvida e onde se poderá desfrutar de uma bela paisagem reveladora da história geológica da região.
Após a passagem pela antiga pedreira da Lomba dos Pianos iniciaremos a descida até ao vale da ribeira da Samarra por um trilho com muita vegetação até chegarmos à praia da Samarra observando as suas interessantes formações geológicas e a flora das suas arribas. Aqui efetuaremos uma paragem para almoço. Finalmente, faremos o mesmo percurso de volta até à praia do Magoito mas que nunca será o mesmo, porque a luz natural, as sensações e os momentos naturais também serão diferentes.
 

Objetivos
- Proporcionar o contacto com alguns aspetos da bio e geodiversidade da região através de um agradável percurso, numa bela paisagem e em plena natureza.
- Divulgar a geo e biodiversidade e sensibilizar para a importância da sua preservação.
- Identificar algumas espécies do património florístico da região.
- Reconhecer e identificar alguns aspetos que perturbam o equilíbrio ecológico.
- Descrever os principais acontecimentos da história geológica da região.
- Sensibilizar para a importância da defesa e valorização do património geológico.

 

Destinatários
Sócios da LPN e público em geral. Professores dos diferentes níveis de ensino e Educadores de Infância; comunidade educativa.
NOTA: esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN.

Dinamizadores
Clarisse Ferreira - professora de Biologia-Geologia, Mestre em Biologia Marinha, pela Univ. de Aveiro
Jorge Fernandes - professor de Biologia-Geologia, destacado na LPN

Tipo de piso
Caminhos e trilhos rurais pelas arribas rochosas tendo o oceano como pano de fundo.
Percurso entre 10 – 12 km (aproximadamente) de grau de dificuldade moderado.

Cota máxima
99 m

Ponto de encontro
Estacionamento da Praia do Magoito. Coordenadas: Latitude: 38º 46` 14.07'N'; Longitude: 9º 28`43.51''W

A praia do Magoito está situada no concelho de Sintra. O acesso por transportes públicos de quem vem de Lisboa poderá ser através do comboio da CP até à estação de Portela de Sintra. Posteriormente, tomar o autocarro da Scotturb – carreira 444, que efetua o trajeto entre Portela de Sintra e Praia do Magoito. Ao fim de semana o autocarro é às 8h e 20m para se poder comparecer à hora indicada.


Custo da inscrição*
Associados – 2,00 €
Não Associados – 5,00 €
*O valor da inscrição é referente ao seguro da atividade.

Inscrições e informações
No ato de inscrição indicar o nome completo e data de nascimento para geral@lpn.pt ou por  telefone para 217780097 (indicar um endereço eletrónico para contato).
Inscrição limitada a um número de participantes de acordo com a ordem de chegada de inscrição.


Nota
Não aconselhável para pessoas com vertigens. Recomenda-se alguma cautela e precaução dado que o percurso será efetuado essencialmente por cima das arribas, em zonas íngremes.
Imprescindível calçado e roupa próprios para caminhar sobre rochas. Levar água, farnel, chapéu/boné, casaco e protetor solar.