Próximos Eventos

LIFE Charcos reúne especialistas europeus em 2017

O LIFE Charcos vai organizar Seminário sobre Zonas Húmidas para potenciar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre vários especialistas de zonas húmidas e de charcos temporários.






O Seminário do Projeto LIFE Charcos decorre este ano, associado a dois outros eventos (o 7º Workshop da EPCN – European Pond Conservation Network e 12º Encontro da SWS – Society of Wetland Scientists), entre o dia 1 e 6 de Maio, na Universidade do Algarve, no Campus Gambelas, em Faro.

Este evento está a ser organizado em conjunto com duas outras organizações, nomeadamente a Rede Europeia de Conservação de Charcos (EPCN, European Pond Conservation Network) e a Sociedade de Cientistas de Zonas Húmidas da Europa (SWS-EC, Society of Wetland Scientist, European Chapter) de forma a potenciar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os vários especialistas da área de conservação de zonas húmidas em geral, e dos charcos temporários, em particular.

A EPCN irá realizar o 7º Workshop em conjunto com o Seminário do Projeto LIFE Charcos, entre o dia 1 e 4 de Maio, com o tema: “CHARCOS NUM MUNDO EM MUDANÇA”, com destaque para as seguintes sessões especiais:


•   Serviços e funcionamento do ecossistema;
•   Organismos: das populações às comunidades;
•   Desafios na conservação e gestão dos charcos;
•  Projetos LIFE (e outros) vocacionados para a conservação de zonas húmidas.


Haverá ainda oportunidade para visitar alguns exemplares de Charcos Temporários Mediterrânicos, alvos do Projeto LIFE Charcos, em Vila do Bispo e Sagres, na saída de campo do dia 4 de Maio.

Entretanto, a Sociedade de Cientistas de Zonas Húmidas da Europa irá realizar o 12º Encontro Anual que se focará na “GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ZONAS HÚMIDAS - EXPLORANDO NOVAS ABORDAGENS À GESTÃO DA ÁGUA, CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, RECUPERAÇÃO, CONTROLO DA POLUIÇÃO E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”. Este evento realizar-se-á logo a seguir ao Seminário do Projeto LIFE Charcos, no dia 5 e 6 de Maio, no mesmo local, e incluirá sessões temáticas sobre:


•  Paludicultura como uso sustentável de zonas húmidas;
•  Qualidade ecológica e conservação das zonas húmidas;
•  Conservação de rios: enfrentando a intensificação da agricultura e clima;
•   Zonas húmidas e qualidade da água.



Convidamos, desde já, todos os projetos LIFE (ou outros) dedicados à conservação de zonas húmidas a participar no Seminário do Projeto LIFE Charcos. Este evento terá como objetivo fomentar o intercâmbio e a troca de experiências entre projetos que estão no terreno a implementar ações de gestão de habitat para a conservação destas zonas húmidas, procurando também a transferência de conhecimentos para técnicos, cientistas e público em geral.

A inscrição neste Seminário do Projeto LIFE Charcos é gratuita mas obrigatória e dará também acesso à participação nas palestras com oradores convidados do 7º Workshop do EPCN.

Para mais informações e submissão de resumos, consulte o site:  www.7epcnlife.untappedevents.pt

E para mais informações sobre o Projeto LIFE Charcos, consulte: www.lifecharcos.lpn.pt