Aconteceu

Caminhando entre o Tejo e o Sado num tesouro de geodiversidade e biodiversidade

Saída de campo - Um percurso num espaço de património cultural e natural na serra do Louro (Parque Natural da Arrábida).





15 ABRIL | 9h30m – 12h30

A 15 de abril vamos ter um pequeno percurso na serra do Louro desfrutando do seu património natural e arqueológico. Numa paisagem deslumbrante avistaremos nas imediações do Castelo de Palmela quase toda a região da Arrábida, o estuário do Sado, bem como para Norte, a extensa Península de Setúbal, o estuário do Tejo e a costa de Lisboa. Iremos observar testemunhos de outros ambientes geológicos na estrutura geológica mais recente da cadeia da Arrábida envolvidos na flora rica e representativa mediterrânica. Caminhando com um olhar atento por serem discretas poderemos depararmo-nos com as orquídeas silvestres de que a Arrábida é pródiga e que se instalam nas proximidades de um local fortificado classificado como Imóvel de Interesse Público e que foi encontro de culturas.

Objetivos
•    Proporcionar o contacto com alguns aspetos da geo e biodiversidade da região da Arrábida, numa bela paisagem.
•    Conhecer e divulgar a flora da região da serra do Louro (Arrábida).
•    Sensibilizar para a importância da defesa do património natural e cultural.


Formador
Jorge Manuel Fernandes (professor destacado na LPN).

Destinatários

Sócios da LPN e não associados.

NOTA: Esta ação pode ser acreditada, para os docentes que nela participem, como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN.

Tipologia Circular

Nível de dificuldade do Percurso fácil

Duração aproximada 3 horas

Local de partida e de chegada
Terminal de autocarros de Palmela.

Como chegar
Coordenadas 38.570402,-8.905556
R. Dona Maria I 13, 2950-214 Palmela

Como pontos de referencia podem considerar o CRJ, Centro de Recursos para a Juventude ou Wine Love Palmela, do lado oposto da estrada junto aos autocarros.

Ir de transportes públicos
Autocarro TST – nº 565 – partida Lisboa - Gare do Oriente: horário: 8h30m e de regresso 14h e 30m (Em condições normais de circulação a duração prevista do percurso de autocarro é de 35 minutos de acordo com a tabela de horários dos transportes Sul do Tejo).

Inscrições e Informações

Associados – Gratuito
Não Associados – 5,00 €

No ato de inscrição indicar o nome e data de nascimento para geral@lpn.pt ou por  telefone para 217780097 (indicar um endereço eletrónico para contacto).