Aconteceu

Biodiversidade em Perigo – Conhecer o Litoral do Parque Natural Sintra – Cascais

Aos sábados ou aos domingos traga a sua família e venha conhecer as famílias do litoral do Parque Natural Sintra-Cascais. Observando as paisagens naturais e percorrendo os caminhos, desde a praia da Ursa à praia da Adraga, venha descobrir a Biodiversidade em Perigo desta área protegida!


 

14 ABRIL | 9H30 | SINTRA

O percurso inicia-se no cabo da Roca, o Promontorium Magnum dos Romanos, situado no extremo oeste da parte emersa da serra de Sintra, o ponto mais ocidental da Europa continental.

Os participantes são convidados a conhecer  as famílias e os habitats característicos da região e identificar espécies autóctones, como a Armeria peseudoarmeria ou Asplenium hemionitis, espécie-relíquia da vegetação anterior às glaciações e espécies invasoras, como o Carpobrotus edulis, até à praia da Adraga. Neste local, uma vez que existe um café restaurante o grupo fará uma pausa para almoço volante. Seguem, subindo a vertente sul da praia da  Adraga, pelo trilho, e no topo da arriba poderão observar, num percurso de “vai e volta”, o sistema cársico do Fojo da Agrada, praia do Cavalo e Pedra do Alvidrar, bem como a flora das arribas. Encaminhados novamente para o trilho seguem até à Praia da Ursa e dependendo das condições climatéricas o grupo é convidado a descer até ao areal, observar a diversidade florística aliada aos afloramentos e a zona de contato entre o granito e o calcário que se transformou em mármore e ainda filões.

Percorrendo o trilho e reconhecendo a relação entre o substrato e os endemismos venha conhecer e proteger a biodiversidade autóctone identificando as principais ameaças!


Formadora Clarisse Ferreira

Participação
do Investigador Jorge Capelo do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, também curador do Herbário da Estação Agronómica Nacional -LISE.

Itinerário
Percurso pedestre circular (+/-10km) de dificuldade média, desde Cabo da Roca, praia da Ursa até praia da Adraga.

Ponto de encontro
Junto ao Posto de Turismo do Cabo da Roca

Coordenadas GPS
38.780651203895346 N, -9.497144222259521 O

Local Sintra

Horário
Início: 9h30 - Fim: 15h30

Idade Mínima 10 anos

Custo da inscrição
Associados – gratuito
Não Associados – 5,00 €

Inscrições* e informações
No ato de inscrição indicar o nome e data de nascimento para geral@lpn.pt ou por  telefone para 217780097 (indicar um endereço eletrónico para contacto).

NOTA Esta ação pode ser acreditada, para os docentes que nela participem, como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN.

*Inscrição limitada a um número de participantes de acordo com a ordem de chegada de inscrição.

Recomendações

-Não aconselhável a pessoas com vertigens.
-Levar calçado e vestuário adequados a caminhada, impermeável/corta-vento, água e almoço volante.
-Chegar ao local com 15min de antecedência à hora indicada para início.

A data da atividade pode ser alterada devido às condições climatéricas.



Colaboração





Apoio





Fotografia de Clarisse Ferreira