Aconteceu

Conferência "Deep-sea Mining / Mineração em Mar Profundo"

A conferência terá lugar em Lisboa, no dia 27 de outubro de 2017, entre as 09h00 e as 17h00 no Auditório “Mar da Palha” – Oceanário de Lisboa, Portugal. Este evento é apoiado pela Seas At Risk. Inscrições esgotadas.




27 de outubro, 9h às 17h

Local: Oceanário de Lisboa

A Oceano Livre*, coligação de ONG Portuguesas preocupada com a mineração em mar profundo, tem o gosto de lhe dirigir o convite para participar na conferência “Mineração em Mar Profundo – Uma escolha sustentável para Portugal?”. A conferência terá lugar em Lisboa, no dia 27 de outubro de 2017, entre as 09h00 e as 17h00 no Auditório “Mar da Palha” – Oceanário de Lisboa, Portugal.

Este evento é apoiado pela Seas At Risk.
 
Os interesses comerciais na mineração em mar profundo estão a crescer rapidamente, tanto a nível internacional como na União Europeia. No entanto, esta nova área de atividade económica coloca questões de sustentabilidade importantes: decorrendo as atividades de mineração potencialmente durante décadas, os seus impactos podem ser sentidos durante milhares de anos. Portugal está num momento fulcral para tomar uma escolha sustentável, uma vez que o país está a considerar tanto a prospeção como a exploração de minérios nos campos hidrotermais dos Açores.

Como acontece com outras indústrias emergentes, as questões políticas que imperam são se, porquê, onde e como autorizar ou até encorajar a mineração em mar profundo. Este evento visa contribuir para o tão necessário debate público sobre o tema, reunindo stakeholders envolvidos na temática, com a perspetiva de compreender as diversas implicações e alternativas sustentáveis. Através desta iniciativa, o caso português será colocado no contexto dos mais recentes desenvolvimentos científicos e legais internacionais, incluindo uma sessão de debate dedicada às posições internacionais relativamente aos impactos, governança e necessidade, seguida de apresentações e outro debate sobre a mineração em mar profundo em águas dos Açores.

Entre os oradores confirmados incluem-se: Ricardo Serrão Santos (Parlamento Europeu), Professor Phil Weaver (Seascape Consultants), Professora Marta Chantal Ribeiro (Faculdade de Direito, Universidade do Porto), Matthew Gianni (Deep Sea Conservation Coalition) e Ann Dom (Seas At Risk).

A conferência será bilingue, em Inglês e Português, sendo fornecida tradução. Para se registar na conferência, siga este link: https://goo.gl/vZYxaS

O programa completo será disponibilizado brevemente.

* - Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (Sciaena).