Aconteceu

Vigilantes da Natureza por um dia – Saída de Campo ao Parque Natural da Arrábida

Do Espichel à Arrábida – Uma viagem à descoberta dos segredos que as rochas nos revelam...
Inscrições esgotadas.





4 NOVEMBRO | 9H às 18H


Objetivos
- Proporcionar o contacto com alguns aspetos da geo e biodiversidade da região, numa bela paisagem e em plena natureza.
- Divulgar a geo e biodiversidade e sensibilizar para a importância da sua preservação.
- Identificar o património florístico da região.
- Reconhecer e identificar aspetos que perturbam o equilíbrio ecológico.
- Descrever os principais acontecimentos da história geológica da região.
- Sensibilizar para a importância da defesa e valorização do património geológico.


Descrição geral do percurso
Percurso de autocarro com início junto à sede da LPN, em Lisboa, até ao Mosteiro do Cabo Espichel. Aqui efetua-se um pequeno trajeto pedestre pelo alto da falésia, viajando pelo tempo geológico desde a altura dos Dinossáurios (150 000 000 de anos até à atualidade) até à baía dos Lagosteiros, no lado norte do Cabo Espichel - Chã dos Navegantes onde existem espécies de flora endémicas, realçando-se a importância florística desta área.

Recriando a história geológica, os paleoambientes e a tectónica da região, segue-se de autocarro em direção à bela vila de Sesimbra com paragem na antiga pedreira de gesso de Santana. Nesta pedreira era feita a exploração deste recurso mineral, um georrecurso cultural que urge preservar e valorizar.

A paragem para almoço será acompanhada pelo cheiro a maresia e junto aos barcos que repousam na baía e dos que vão e vêm do mar, junto ao Porto de Sesimbra. Depois do almoço segue-se a observação de dobras Geológicas com alto valor didático e caminha-se pelos belos trilhos do litoral, pelas arribas altas, pela paisagem cársica observando as suas formações geológicas e o seu elenco florístico junto ao parque de campismo do Forte do Cavalo.

Já no autocarro, acompanha-se a paisagem excecional da serra do Risco e da Arrábida, pérola de beleza e de valor natural e cultural que constitui o Parque Natural da Arrábida. Passando perto da mata do Solitário, Reserva Integral, verdadeira jóia da vegetação mediterrânica e um dos locais que, através do apelo poético de Sebastião da Gama, constituiu tema para a origem da LPN. Finaliza-se com a visita incontornável ao geossítio da Brecha da Arrábida - Pedreira do Jaspe.
Este local constitui relevância não só por expor, com excelente qualidade, um dos tipos litológicos mais peculiares e caraterísticos do país, como também a nível internacional, pela informação que nos dá da geodinâmica da Margem Ocidental Ibérica e da génese da serra da Arrábida.

Por tudo isto, experimentar a aventura e a beleza da natureza da Arrábida, compreendendo-a, torna esta visita enriquecedora, assim como possibilita a cada um ser vigilante da natureza por um dia e identificar potenciais ameaças ou problemáticas que possam perturbar o equilíbrio ecológico local.

Destinatários Público-geral

NOTA: esta ação pode ser acreditada, para os docentes que nela participem, como ação de curta duração pelo Centro de Formação da LPN.

Dinamizadores
António Brum da Silveira - professor do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa
Jorge Fernandes - professor de Biologia-Geologia, destacado na LPN
Pedro Lérias - Biólogo

Tipo de piso O percurso é efetuado na sua maior parte de autocarro com pequenos percursos pedestres por caminhos e trilhos pelas arribas rochosas, tendo o oceano como pano de fundo.

Local de partida e de chegada Autocarro junto à Sede da LPN.

Hora de Partida 9H

Hora de Chegada 19H

Coordenadas GPS Latitude - 38º44'33.70''N; Longitude -  9º12'00.22''W

Inscrições GRATUITAS E OBRIGATÓRIAS
Enviar nome e data de nascimento para geral@lpn.pt ou ligue para 217780097

Observações
Aconselha-se calçado e roupa próprios para caminhar. Levar água, farnel, chapéu/boné, casaco e protetor solar.

No caso das condições meteorológicas não permitirem a saída de campo no dia 4 de novembro, a saída será adiada para data a anunciar.


 
 


Apoio