Aconteceu

Apresentação do Projeto INFORBIOMARES

Apresentação do Projeto "Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas da Arrábida – INFORBIOMARES", no Museu Oceanográfico  do Portinho da Arrábida.







9 MAIO | 10h às 13h | Museu Oceanográfico  do Portinho da Arrábida



No âmbito da Campanha ‘A Europa na minha Região 2017’: Projeto PO SEUR de Portas Abertas, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), vai-se realizar a apresentação do Projeto "Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas da Arrábida – INFORBIOMARES", promovido pela LPN em parceria com o Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), no Museu Oceanográfico  do Portinho da Arrábida, dia 9 de maio.

O projeto visa o desenvolvimento de um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação periódica dos objetivos de gestão e ordenamento das áreas marinhas classificadas da Arrábida, especificamente nas áreas classificadas da Arrábida, nomeadamente o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha e o SIC Arrábida-Espichel.

As ações a realizar integram a recolha de informação, o desenvolvimento de ferramentas de gestão, pesquisa e processamento de dados para suporte à decisão na área da biodiversidade marinha, focadas no alargamento da Rede Natura 2000 no meio marinho, propondo-se com o presente projeto, organizar um sistema de informação e monitorização que permita compilar, organizar, analisar, e atualizar continuamente a informação relevante para responder às necessidades de avaliação da conservação e medidas de gestão e ordenamento da biodiversidade das áreas classificadas da Arrábida, bem como constituir uma ferramenta de apoio ao conhecimento e acompanhamento da distribuição e estado de conservação da biodiversidade e habitats definidos pela Diretiva Habitats, que permita dar resposta às necessidades de avaliação periódicas.


PROGRAMA

Visita ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida - vista sobre o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, onde o visitante poderá conhecer a fauna do parque e de toda a zona envolvente. Uma verdadeira janela para explorar a vida subaquática, ficando ao mesmo tempo a conhecer os problemas de conservação de afetam a área.


NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO.


Saiba mais sobre a Campanha A EUROPA NA MINHA REGIÃO 2017, sobre o Projeto INFORBIOMARES e conheça a lista global dos Projetos com Portas Abertas.