Aconteceu

Manhãs da passarada - Observação de aves em Castro Verde

Todos os segundos domingos de cada mês, um guia da LPN estará à sua espera para lhe apresentar o mundo fantástico das aves. Ficará surpreso com a quantidade de espécies que se podem observar num só local, em apenas algumas horas da manhã. Aceite este desafio!




A barragem da Horta da Nora é local excecional para a observação de aves a 5 minutos da Vila de Castro Verde.
Nesta área foram já observadas 120 espécies, umas mais raras outras mais comuns. Numa curta visita é possível observar e escutar facilmente 20 aves de espécies diferentes.
Durante a primavera, esta área constitui um local de nidificação e de alimentação, para patos reais, mergulhões-pequenos, pernilongos ou borrelhos-pequenos-de-coleira.
Na migração funciona como ponto de paragem para várias espécies migratórias que param aqui para recarregar baterias antes de prosseguir viagem, entre as quais algumas espécies de patos e pilritos não muito comuns na zona de Castro Verde.
Durante os meses mais frios é possível observar também algumas aves que aqui passam o inverno, como os abibes e as tarambolas, muitas felosinhas que se alimentam na vegetação das margens e ocasionalmente os piscos-de-peito-azul e os chapins-de-mascarilha.

A observação de aves, é uma atividade de lazer que também contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental e científica.

A LPN – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho convida-o(a) a participar nas “manhãs da passarada, que decorrerão todos os segundos domingos de cada mês, na barragem da horta da Nora, em Castro Verde, local que proporciona observações interessantes para principiantes.

A sua participação não carece de inscrição, apenas da sua presença no local e data marcados. Material ótico e guias de identificação serão disponibilizados pela LPN, no local.